Nesta sexta-feira (13), pela manhã, prefeitos e secretários municipais das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) participaram do seminário “Alternativas para o Incremento das Receitas Municipais”. O evento, no Auditório Hélio Moreira, foi organizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assuntos Metropolitano e Institucionais. A apresentação dos dados foi feita pelo secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto Rodrigues.
De acordo com ele, o primeiro passo é adotar um rígido controle de gastos e investir na digitalização de serviços, na redução da burocracia e na justiça fiscal. No caso de Maringá, estas medidas provocaram um crescimento de mais de 70% na arrecadação municipal. “Entre 2016 e 2020, registramos um salto de R$ 11 milhões para R$ 19 milhões, no recolhimento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Um avanço conquistado graças ao treinamento da equipe em Educação Fiscal e na otimização do serviço”, destacou Chiqueto.
Intercâmbio
O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, ressaltou o importante papel do evento ao estimular o intercâmbio de experiências. “As prefeituras têm o desafio de aumentar a arrecadação sem cobrar mais impostos. A competência e criatividade da equipe da Gestão Ulisses Maia tem conseguido atingir o êxito nesta empreitada. Desejamos que a maioria das cidades da região alcance resultados semelhantes. Juntos somos mais fortes”, disse.
Fausto Eduardo Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos de Maringá, ressaltou haver um ambiente de sinergia entre os municípios da Amusep. “Desenvolvemos uma série de ações integradas. Há um diálogo permanente entre os secretários. Os prefeitos estão unidos pelo desenvolvimento regional”, acrescentou.
Estímulo
Em nome dos prefeitos presentes, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio, de Mandaguaçu; e Moacir Olivatti, de Nova Esperança, elogiaram a iniciativa de Maringá e comentaram sobre os avanços provocados pela oportunidade de conhecer os projetos que deram certo. “O que é bom para uma prefeitura precisa ser aproveitado pelas demais”, afirmou Olivatti. “As boas práticas devem ser multiplicadas para gerar mais serviços de qualidade e melhoria da qualidade de vida da população”, frisou.
Também participaram do seminário desta sexta-feira a secretária de Compliance e Controle de Maringá, Camille Lima Faccin; o vereador Onivaldo Barris; e o prefeito de Jussara, Robson Pedroso.
Presenças
Da Amusep, compareceram ao encontro, os prefeitos:
Carlos Eduardo Armelin Mariani, o Duda de Atalaia;
Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, de Doutor Camargo;
Edna de Lourdes Carpine Contin, de Floraí;
Eliseu Silva da Costa, o Eliseu da Farmácia, de Iguaraçu;
Fábio Chicaroli, o Fabinho, de Lobato;
Maurício Aparecido da Silva, Professor Índio, de Mandaguaçu;
Moacir Olivatti, de Nova Esperança;
Ismael Batista, de Paiçandu;
Waldemar Naves Cocco Júnior, o Júnior Cocco, de Paranacity;
João Péricles Martinati, de Presidente Castelo Branco;
Agnaldo Carvalho Guimarães, o Guina, de São Jorge do Ivaí; e
José Bassi Neto, o Zé Bassi, de Uniflor.
Os demais municípios mandaram representantes.
Com Andye Iore/Siacom