As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino nas 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) vão ser retomadas de forma escalonada. A informação foi repassada, nesta segunda-feira (17), pela manhã, durante videoconferência extraordinária, que contou com a presença de 17 prefeitos.
O retorno das atividades, no sistema híbrido, ocorrerá de acordo com análise do cenário local relacionado à evolução da curva de pessoas infectadas pela COVID-19 e o avanço da cobertura vacinal, no município. Em algumas cidades, os alunos já voltaram para a sala de aula. A presença, em média, varia de 20% a 30%. Os demais, permanecem com o estudo online.
Particularidades
Segundo o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a ideia inicial era estabelecer uma data comum para o retorno das atividades presenciais nas 30 cidades da região. A proposta, no entanto, foi desconsiderada, justamente, por causa das características específicas de cada município.
Bernardo cita que, em Ângulo, por exemplo, os alunos voltaram a estudar em sala, nesta segunda-feira (17). Em média, oito crianças estiveram presentes em cada uma das turmas. Em Sarandi, onde a Rede Municipal reúne 12 mil alunos, ressalta o presidente, a estratégia precisa ser outra.