O presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), Mauro Sérgio de Araújo, de Munhoz de Mello, emitiu nota oficial para esclarecer o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitam de cirurgia cardiovascular, e residem na área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O documento foi motivado pelo desligamento de um médico, a pedido dele, do corpo clínico do Hospital Santa Rita.
Com a saída do profissional, pacientes e familiares ficaram apreensivos tanto em relação à sequência dos cuidados necessários, após a cirurgia cardíaca, quanto ao agendamento dos que ainda vão passar pelo procedimento. O presidente do Cresems entrou em contato com a direção do hospital, que ratificou o compromisso de atendimento a todos, desde os em processo de recuperação até os que serão operados.
‘Pleno funcionamento’
Na nota distribuída aos prefeitos e secretários municipais de Saúde das 30 cidades da região da Amusep, Mauro de Araújo, relata que a direção do Santa Rita afirma que a equipe de Cardiologia do hospital está completa; o “serviço em pleno funcionamento”; e que a “sequência dos cuidados aos pacientes é institucional e será feita pelos profissionais” da unidade.
O documento observa, ainda, ser importante manter os atendimentos de média e alta complexidade, caso das cirurgias, nos hospitais localizados nas cidades da área de abrangência da 15ª Regional de Saúde, por causa da “série histórica” e para garantir o repasse de recursos pelos governos estadual e federal. Importante, também, para futuras reivindicações e para evitar grandes deslocamentos de pacientes e familiares.