Educação especial. Esse será o tema do VII Seminário Regional da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. O evento será realizado na semana de 27 a 30 de abril, em um local de Maringá a ser definido. A escolha do assunto ocorreu nesta quarta-feira (quatro), à tarde, durante reunião da Câmara Técnica da área, na sede da Amusep.
Todas as 19 secretárias municipais de Educação presentes ao encontro do Colegiado fizeram observações sobre a crescente demanda para o atendimento de alunos, com algum tipo de deficiência física ou mental. Em especial, para o acolhimento de crianças autistas. Durante o Seminário Regional, haverá palestra com especialista e oficinas para os profissionais que atuam, diretamente, com os estudantes.
Questões relativas ao Piso Salarial do Magistério e aos reajustes dos salários dos servidores; à transição do infantil cinco para o primeiro ano; e ao cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação foram outras sugestões das secretárias. A ideia é tratar desses pontos nas reuniões da Câmara Técnica a serem promovidas ao longo de 2020. “Pretendemos nos encontrar uma vez por mês, semelhante aos anos anteriores”, destaca a coordenadora do Colegiado, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues.
Undime
Nos assuntos gerais, Adenise reforçou o convite para as secretárias participarem do Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, no Auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba. O tema central será “Gestão Municipal e Políticas Educacionais: Currículo e Avaliação”.
Também foram debatidas questões relacionadas ao acesso aos programas dos governos Estadual e Federal; às obrigações legais, contábeis e financeiras ao encerramento do mandato, porque, em outubro próximo, haverá eleições para prefeitos; e ao trabalho em parceria com o Núcleo Regional de Educação. “A primeira reunião de 2020 foi produtiva com uma excelente participação das secretárias, tanto presencial quanto das propostas a serem colocadas em prática ao longo do ano” ressalta Adenise Rodrigues.