Os secretários de Educação das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) decidiram manter a professora Adenise Batista Rodrigues, de Mandaguari, na Coordenação da Câmara Técnica da área. A recondução ao cargo, para a Gestão 2020, ocorreu durante reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (quatro), na sede da entidade, em Maringá. O encontro marcou o encerramento das atividades do ano.
Adenise é coordenadora, desde a formalização do Colegiado, há quatro anos. A renovação do mandato antecipa a eleição da nova Diretoria da Amusep, prevista para o próximo dia 12 de dezembro, em Atalaia. No pleito, o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, concorrerá, em chapa única, à Presidência da entidade. “É natural que a Adenise permaneça à frente da Câmara Técnica, para facilitar a condução dos trabalhos do ano que vem, pela proximidade que ela tem com o futuro presidente da Associação”, destaca o secretário Municipal de Educação de Sarandi, Antônio Del Nero.
Retrospectiva
Antes de o nome dela ser indicado para permanecer no comando da Câmara Técnica, Adenise fez uma retrospectiva dos projetos executados em 2019. Citou as reuniões mensais, os principais temas discutidos e o importante papel desempenhado pelos seminários regionais, promovidos duas vezes ao ano; um, no primeiro e outro, no segundo semestre. Aproveitou para agradecer o comprometimento e a dedicação dos secretários municipais, “sempre empenhados na defesa da melhoria da qualidade da Educação”.
Em seguida, os secretários municipais fizeram uma avaliação das atividades de 2019. A titular da Pasta da Educação, em Maringá, Gisele Colombari Gomes, recordou a acolhida que teve quando passou a frequentar as reuniões da Câmara Técnica, após assumir o cargo em março deste ano. Ressaltou o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre os gestores e durante os seminários regional. Eliane Yakestest, de Paiçandu, comentou que os assuntos debatidos servem para aperfeiçoar o desempenho e valorizar os profissionais, que atuam na área.
Planejamento
Reconduzida ao cargo, Adenise finalizou o encontro com um levantamento de ideias a serem colocadas em prática em 2020. Uma das sugestões é realizar um trabalho para estabelecer um canal de comunicação permanente com o Ministério Público e o Poder Judiciário, por causa das constantes demandas judiciais enfrentadas pela Educação. Desde abertura de vagas em creches até a oferta de serviços especiais a alunos portadores de algum tipo de deficiência.
A manutenção de eventos voltados para a formação permanente de professores e demais servidores da área também foi uma constante nas sugestões dos secretários. Outro ponto de convergência foi a necessidade de um treinamento sobre licitação. Das modalidades existentes - presencial ou pregão eletrônico - à elaboração dos editais. “A integração dos gestores e o ideal em construir uma Educação de qualidade superior facilitam o trabalho da coordenadora, fazem surgir muitas propostas e tornam nossos encontros mais produtivos”, frisa Adenise.