Secretários de Educação da definem formação profissional e redução da evasão escolar como prioridades

Elaborar um programa de formação profissional para os professores e estabelecer estratégicas eficazes para conter a evasão escolar. São duas das prioridades identificadas pelos secretários municipais de Educação da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), durante a reunião da Câmara Técnica da área, realizada na tarde do dia 27 de fevereiro, uma quarta-feira, na sede da entidade, em Maringá.

A coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que foi levantada cerca de uma dezena de assuntos a serem tratados ao longo do ano, dentro do calendário de atividades. Ajustes no Plano de Carreira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos do Governo Federal e a realização dos dois seminários regionais estão entre os temas mais citados.

Sobre a formação profissional, a urgência está relacionada ao processo de substituição de professores, provocado pela aposentadoria de uma parcela dos mestres que estavam em atividade. “Tem muita gente nova, que precisa ser capacitada”, ressalta Adenise. Quanto à evasão escolar, é um problema que afeta e preocupa toda a estrutura educacional do País, do ensino fundamental até o superior.

Participação maciça

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica, a reunião foi produtiva, graças à participação maciça dos secretários. O primeiro encontro do ano contou com a presença de cerca de 25 gestores municipais da Educação na Amusep. “Começamos embalados. O grande número de secretários demonstra que a Câmara Técnica continua sólida e que somos uma referência para a busca de soluções comuns para os problemas enfrentados na rede municipal de ensino da região”, afirmou.

Presente no encontro o primeiro vice-presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, ressaltou o importante papel desempenhado pela Câmara Técnica e garantiu o apoio necessário da atual Diretoria da Associação para a realização das atividades do ano. “Educação de qualidade é uma de nossas bandeiras. O progresso da nossa região depende da formação educacional de nossas crianças e de nossos jovens”, declarou, ao explicar que representava o presidente da entidade, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, que cumpria uma agenda em Brasília (DF).

Na opinião do secretário Municipal de Educação de Nossa Senhora das Graças, Valdir Antônio Miosso, o resultado do encontro reflete a necessidade que os gestores têm em se manterem atualizados e de receberem orientações para desempenharem bem a função deles. “Há muitas dúvidas e a Amusep, como a grande articuladora regional, é a nossa porta-voz para termos acesso às informações que precisamos”, comentou.

Novidades

Uma das novidades previstas para serem realizadas no decorrer de 2019 são os encontros microrregionais. A coordenadora da Câmara Técnica explica que os dois seminários regionais têm, por tradição, debater aspectos mais amplos. Já os microrregionais terão como foco as necessidades mais urgentes dos municípios a serem atendidos. “Vamos estudar a viabilidade. Com certeza, vamos conseguir promovê-los”, frisa Adenise.

Outro ponto importante discutido na reunião é a parceria da Amusep com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “É um trabalho conjunto que será mantido, pois agrega muito valor para o bom desempenho da função de gestor, em todos os níveis da administração pública”, frisa o presidente da Amusep, Fábio Vilhena.