Fábio Vilhena, prefeito de Atalaia, é eleito presidente da Amusep

O prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A chapa de consenso foi eleita durante Assembleia Geral Ordinária realizada nesta sexta-feira (14), pela manhã, na sede da entidade, em Maringá. Em seguida, também, ocorreram eleições nos consórcios públicos intermunicipais de Gestão da Amusep, o Pró-Amusep; e de Saúde do Setentrião Paranaense, o Cisamusep.

No Pró-Amusep, o próximo presidente será o prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo. No Cisamusep, Robson Ramos, prefeito de Ivatuba, foi reeleito. Os mandatos dos três começam no dia primeiro de janeiro de 2019. Na Amusep, a duração do mandato é de um ano. Nos consórcios, de dois anos.

Na Amusep, o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, permanece na primeira Vice-presidência. O prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, assume a segunda Vice-presidência. No Pró-Amusep, a prefeita de Lobato, Tânia Martins Costa, será a vice-presidente; o prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, o primeiro-secretário; e o prefeito de Floresta, Ademir Luiz Maciel, o Dê, o segundo secretário. No Cisamusep, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, será o vice-presidente; o prefeito de Astorga, Antônio Carlos Lopes, será o primeiro-secretário; e o prefeito de Itambé, Vítor Aparecido Fedrigo, o Vitão, o segundo secretário.

Fortalecer

De acordo com Fábio Vilhena, em 2019, ele vai dar continuidade à gestão participativa, com o auxílio dos demais 29 prefeitos, que compõem a Amusep. Outra estratégia a ser mantida é a de trabalhar com uma estrutura enxuta e com austeridade na aplicação dos recursos. O presidente eleito espera, ainda, que a proximidade dele com o próximo governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, transforme-se em obras e nos projetos que a região necessita.

Fábio destaca que, também, vai usar a experiência adquirida durante o mandato de dois anos à frente do Pró-Amusep para fortalecer a união dos prefeitos e a defesa dos interesses dos municípios associados. Ele ressalta ser o primeiro prefeito de Atalaia a assumir o comando da entidade. “É um momento importante na minha vida. Meu compromisso é, em conjunto, com os colegas prefeitos dar mais alguns passos adiante na conquista de benefícios para a nossa população”, frisa.

Balanço

Após conduzir o processo eleitoral, o atual presidente da Amusep, André Luís Bovo, prefeito de São Jorge do Ivaí, fez um balanço dos 12 meses no comando da entidade. Relatou as principais atividades, os cursos, treinamentos e encontros setoriais dos servidores dos departamentos Jurídico, Contabilidade, Licitação e da Câmara Técnica da Educação. Reforçou o reconhecimento do Ministério Público sobre o papel das associações regionais de municípios. “Agradeço a confiança que os colegas depositaram na minha pessoa. Termino o mandato com o sentimento de dever cumprido. Aproveito para deixar meus votos de sucesso ao prefeito Fábio, que vai me suceder”, afirmou.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, presente na Assembleia, que elegeu os novos presidentes, declarou ser “nossa obrigação” fortalecer a união dos 30 prefeitos da região. Reconheceu o trabalho realizado pela atual gestão e voltou a se colocar à disposição para trabalhar pelo “engrandecimento contínuo” da Amusep; “uma referência no movimento municipalista nacional”. Aproveitou, ainda, para recordar a necessidade de a entidade elaborar uma pauta única para ser entregue, em Curitiba, ao próximo governador, Ratinho Júnior.

Pró e Cisa

Para o prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo, que vai suceder Fábio Vilhena no comando do Pró-Amusep, o desafio é garantir que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional mantenha um padrão superior nas respostas às necessidades da população. “Hoje, o Samu é a principal atribuição do Consórcio”, cita. Outra meta é implantar o sistema de licenciamento ambiental. “A nossa primeira grande missão”, resume.

Reeleito para mais um mandato de dois anos à frente do Cisamusep, o prefeito de Ivatuba, Robson Ramos, destacou que há um ano o atual prédio do Centro Regional de Especialidades era inaugurado e que houve um avanço no atendimento à população. Ressaltou que, “apesar de muito ter sido feito, há muito mais a se fazer” e renovou o pedido de apoio aos demais prefeitos para voltar a ter êxito na próxima jornada.

SERVIÇO

DIRETORIAS

AMUSEP

Presidente - Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, prefeito de Atalaia

Primeiro Vice-Presidente - Romualdo Batista, prefeito de Mandaguari

Segundo Vice-Presidente - Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé

PRÓ-AMUSEP

Presidente - Rogério Aparecido Bernardo, prefeito de Ângulo

Vice-Presidente - Tânia Martins Costa, prefeita de Lobato

Primeiro Secretário - Manoel Rodrigo Amado, prefeito de Ourizona

Segundo Secretário - Ademir Luiz Maciel, o Dê, prefeito de Floresta

CISAMUSEP

Presidente - Robson Ramos, prefeito de Ivatuba

Vice-Presidente - Ulisses Maia, prefeito de Maringá

Primeiro Secretário - Antônio Carlos Lopes, prefeito de Astorga

Segundo Secretário - Vítor Aparecido Fedrigo, o Vitão, prefeito de Itambé