Projeto prevê acesso à rede mundial de computadores, por meio de banda larga gratuita - Divulgação
Na próxima sexta-feira (19), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vai estar em Curitiba. A partir das 15 horas, ele vai apresentar aos prefeitos das cidades paranaenses o projeto “Internet para Todos”. Será durante encontro a ser realizado na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Na primeira etapa, o Internet para Todos vai beneficiar 500 municípios de todas as regiões brasileiras, com pontos de acesso à rede mundial de computadores, por meio de banda larga gratuita. Nos locais definidos, a conexão ocorrerá por meio de antenas, que vão distribuir os sinais captados do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio do ano passado.
De acordo com o ministro, ele cumpre um roteiro de viagens pelo País para discutir com os prefeitos onde as antenas vão ser instaladas. A meta é, “em um curto espaço de tempo”, levar conectividade a todos os municípios brasileiros. “É um convênio a custo zero para as prefeituras e com um ganho enorme par a população”, destaca Kassab.
Para participar do programa, as prefeituras devem encaminhar ofício ao Ministério da Ciência, solicitando a adesão. Após o pedido ser validado pelos técnicos da Pasta, o Município indica o local onde a antena será instalada, por uma empresa de internet credenciada para prestar o serviço.
A instalação e manutenção da antena serão de responsabilidade da empresa credenciada. A prefeitura terá de garantir a segurança do terreno e arcar com as despesas de energia elétrica, que a operação consumir. O ministro ressalta que toda cidade pode participar e que não existe mecanismo de seleção. “O Município tem que, apenas, cumprir com as obrigações”, acrescenta.
O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, afirma que o programa é uma oportunidade para as prefeituras oferecerem um serviço, cada vez mais, essencial para a comunidade a baixo custo. “A expectativa é em relação a quantas cidades da nossa região serão contempladas nesta etapa do projeto”, comenta.
Para o presidente da AMP, prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, a presença do ministro, além de apresentar os detalhes do programa, vai dar início ao processo de solicitação do benefício para muitas cidades paranaenses. “Esperamos, no dia 19, contar com a presença de representantes das 19 associações regionais de municípios do Estado”, declara.
Pioneiro
O SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre os ministérios da Ciência e da Defesa, o projeto envolveu investimentos de R$ 2,7 bilhões. Adquirido pela Telebrás, o satélite tem uma Banda Ka, utilizada para comunicações estratégicas do governo e para a execução do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), “especialmente em áreas remotas”, e uma Banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.
SERVIÇO
Reunião com o ministro Gilberto Kassab
Assunto: Apresentação do Projeto “Internet para Todos”
Data: dia 19 (sexta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP)
Endereço: Praça Osório, 400, 4º andar, Centro – Curitiba
Fonte: Assessoria de Imprensa AMP