A troca de experiências, a entrega de materiais e a vontade de multiplicar os resultados positivos têm sido a tônica do trabalho das câmaras temáticas do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O ambiente de “compartilhar os bons frutos” pôde ser observado nos dois encontros realizados no dia 20 de outubro, no Escritório Regional Noroeste do Sebrae-PR, em Maringá.
Pela manhã, os integrantes da Câmara Temática de Compras Públicas participaram de uma atividade coordenada pelo advogado, consultor credenciado do Sebrae e especialista na área, Márcio Araújo. Ele apresentou aspectos da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituída em 2006, para regulamentar o dispositivo da Constituição Brasileira, que prevê tratamento diferenciado ao segmento.
No encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mandaguari, Ivan Carlos de Moraes, distribuiu cópias da lei municipal e dos instrumentos que possibilitaram criar um ambiente favorável para a prefeitura comprar produtos e serviços dos microempreendedores individuais, das microempresas e empresas de pequeno porte. “Era o material que nós precisávamos, pois, em Santa Fé, estamos com dificuldades para estabelecer os parâmetros para criar oportunidades de os empresários do segmento participarem das licitações e pregões públicos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé, Francisco Carmino Senise.
Microcrédito
À tarde, foi a vez de os integrantes da Câmara Temática de Microcrédito discutir propostas para aumentar o número de empresários com acesso às linhas de financiamento e ampliar o volume de recursos liberados para o setor. Uma das sugestões é ter mais agentes de crédito atuando na região. Hoje, dos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, apenas nove têm agentes de crédito. São 14 profissionais, seis deles, em Maringá.
Entre as cidades, onde os agentes “estão na ativa”, Maringá, Sarandi, Mandaguari e Astorga apresentaram informações importantes para auxiliar no trabalho de prospecção de clientes e de convencimento do empresariado sobre as vantagens de se contratar as linhas de crédito oferecidas por eles. Durante os relatos, também foi possível colher subsídios para propor parcerias com entidades de representação e instituições de apoio ao empresariado.
Agente de crédito desde 2011, Danúbia Rissato, de Astorga, considerou a reunião produtiva. “O compartilhar de ideias e projetos colocados em prática fortalece nosso relacionamento. A partir desse intercâmbio, fica mais fácil de se encontrar soluções para os problemas que afetam a maioria”, destaca. Ela participa das atividades do Comitê, desde o início.
Recém-empossado na função, Luiz Sérgio Piffer, de Colorado, também fez avaliação positiva. “Todos têm a maior boa vontade em mostrar o que tem feito. Fica mais fácil de aprender. Tem muita coisa simples que dá resultado”, ressalta. Com 14 anos de serviço público, ele está há menos de um mês no cargo. Foi o primeiro encontro do Comitê que esteve presente.