Workshop ajuda a construir base sólida para consolidar Comitê Territorial

Foi enriquecedor. Os exemplos apresentados levaram a um repensar da vida. Com os exercícios práticos, foi possível conhecer melhor os participantes e ficou mais fácil de absorver os conhecimentos repassados. Em resumo, é a avaliação do grupo que esteve presente no workshop “Realidades em Transformação - O Papel do Líder”. O treinamento foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na sede do Escritório Regional do Sebrae, em Maringá. A coordenação dos trabalhos esteve sob a responsabilidade do consultor em Recursos Humanos, Paulo Vieira, que reúne mais de 30 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Cultura, Valores e Liderança Transformadora.

O evento deu sequência ao cronograma de ações do processo de instalação e consolidação do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Foram 39 participantes, de 20 cidades das 32, que compõem a área de abrangência do projeto. “O número de localidades representadas superou a expectativa. A contribuição pessoal de cada um também foi importante para o debate sobre os temas apresentados”, afirmou o consultor e gestor da Linha Estratégica de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves, responsável pela articulação para formalizar o Comitê.

De acordo com o secretário Municipal de Administração de Paranacity, Leonardo Espostes Syduloviez, o conteúdo e a metodologia adotada por Paulo Vieira criou um clima de sinergia e de engajamento entre os presentes. O titular da Pasta de Indústria e Comércio de Floraí, Elder Bortoluzzi, destacou as atividades práticas como o grande diferencial do treinamento. Na opinião do secretário de Indústria e Comércio de Paiçandu, Bruno Fernando Vasselai, o workshop ajudou a consolidar uma base forte para sustentar a construção de um “novo e amplo” projeto de desenvolvimento para a região da Amusep.

Para Paulo Vieira, o grupo está disposto a se doar para fazer a iniciativa acontecer. Ele ressaltou que todos cooperaram, mantiveram-se atentos, o que favoreceu o “desenrolar tranquilo” do conteúdo proposto. Outras características dos participantes que chamaram a atenção do consultor foram a abertura para o “ouvir” e a generosidade presente no ambiente do curso. “São dois pontos fundamentais para o projeto avançar. Será necessário muita conversa e muito entendimento, até se definir quais são as prioridades da região”, declarou. Nesse processo de escolha do rumo a tomar, acrescentou, o comprometimento e a persistência também serão vitais. “Procuramos mostrar o tamanho e os caminhos existentes para vencer os desafios a serem enfrentados na concretização desse sonho”, comentou.

Conteúdo

Durante os dois dias da capacitação, Paulo Vieira falou sobre o papel, os requisitos, as competências do líder. Citou as formas de liderar e o significado atual de liderança. Recorreu à música, ao cinema, ao teatro e à literatura para ilustrar os conceitos apresentados. Reforçou que o poder de transformar está dentro das pessoas. “A mudança só ocorre quando somos movidos a agir por um ideal, por uma paixão, pela vontade de construir um futuro melhor”, frisou.