Servidores, secretários municipais, prefeitos e vices participam, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), do Curso de Formação de Agentes Municipalistas. Promovido pela Confederação Nacional (CNM) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o treinamento reúne gestores e técnicos das cidades das áreas de abrangência das associações dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), sede em Apucarana; do Setentrião Paranaense (Amusep), Maringá; do Médio Paranapanema (Amepar), Londrina; e do Centro-Paraná (Amocentro), Pitanga. Nos dois dias, as atividades vão ser desenvolvidas na sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Apucarana, das oito às 18 horas.
O curso tem duração de 16 horas. A metodologia prevê atividades teóricas e práticas, sobre o papel a ser desempenhado pelos agentes municipalistas em prol do desenvolvimento da região onde vivem. O coordenador dos trabalhos é o consultor da CNM, Maurício Junqueira Zanin. Ele diz que há uma série de exercício a serem feitos, para demonstrar como esses “protagonistas do progresso” podem atuar e como é possível alcançar resultados significativos.
O presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, afirma que o treinamento ajuda a disseminar o conceito municipalista e a ampliar a visão de gestores e servidores públicos. O presidente da AMP, Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand, concorda e ressalta que os agentes são os porta-vozes do movimento nas cidades deles. Para o presidente da Amusep, Fausto Eduardo Herradon, prefeito de Floraí, o curso proporciona conhecimento e oferece mais ferramentas para os municípios avançarem e verem as reivindicações deles atendidas.