Promover a integração entre as instituições estaduais e municipais que atuam na área ambiental. É um dos objetivos do 3º Encontro do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e do 3º Seminário Regional do Meio Ambiente. Os eventos serão realizados nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de setembro. A programação das atividades está dividida entre a sede do Instituto Adventista Paranaense (IAP), em Ivatuba, e o campus do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). A promoção é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Itaipu Binacional.
Na quinta-feira, a solenidade de abertura dos eventos ocorrerá na sede do IAP, a partir das 8h30. Depois, haverá palestras, oficinas, plantio de mudas, em homenagem ao Dia da Árvore, e vitrine de tecnologias ambientais. Entre os temas a serem debatidos no primeiro dia, estão as responsabilidades dos gestores ambientais nos desafios da sustentabilidade; o papel dos municípios na construção de um Brasil sustentável; a agenda ambiental na administração pública; e os objetivos do Paraná, nas ações do desenvolvimento sustentável mundial.
Na sexta-feira, as atividades serão desenvolvidas no campus do Unicesumar, em Maringá. O período da manhã está reservado para a realização de seis oficinas técnicas. Os temas são o Cadastro Ambiental Rural (CAR), biodiversidade, mananciais de abastecimento, arborização urbana, incentivos ao produtor rural, mudanças climáticas e o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC). A tarde será dedicada a mais um ciclo de palestras, onde serão apresentados o Sistema Estadual de Recursos Hídricos; o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo); e a captação de recursos e elaboração de projetos nas áreas de meio ambiente.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti, diz que o Encontro Formativo e o Seminário Regional foram unificados para otimizar os resultados esperados. “A ideia é proporcionar a aproximação entre os gestores dos municípios e técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, para ampliar a percepção dos agentes sobre os assuntos relacionados ao segmento e deixá-los aptos a atuarem de forma planejada e em parceria para impulsionar os projetos que beneficiem, conservem e preservem o ambiente”, destaca.
Cronograma
Os eventos são promovidos em diversas regiões do Paraná. A primeira edição foi em Foz do Iguaçu, com a presença de integrantes dos municípios do oeste do Estado. O segundo, em Guarapuava, reuniu participantes do centro-sul e sudoeste. Os encontros de Ivatuba e Maringá são direcionados aos gestores do norte paranaense. A programação será encerrada em Curitiba, nos dias 28 e 29 de setembro, e vai ser destinada aos condutores de políticas públicas relacionadas ao ambiente do sul e sudeste.