Em Floraí, Saúde no Bairro atende mais de 500 pessoas

Mais de 500 pessoas foram atendidas ou receberam orientação durante o Projeto Saúde no Bairro, desenvolvido pela Prefeitura de Floraí. A primeira de uma série de cinco ações foi realizada no dia 15 de setembro e beneficiou os moradores dos conjuntos habitacionais José Ratti e Evaristo Ponchio e da Vila Bertoli.

Em uma tenda armada, as pessoas passaram por avaliação médica e odontológica. Houve encaminhamentos para exames e consultas com especialistas. Palestras para crianças, mostraram o quanto é importante escovar os dentes e fazer uso do fio dental. Alimentação saudável, com distribuição de frutas, o perigo do consumo de drogas, e conhecer a larva do mosquito da dengue, no microscópio, também foram temas do bate-papo com a garotada.

Pessoas da terceira idade foram orientadas sobre a necessidade de se praticar atividades físicas, os cuidados com a higiene pessoal, a importância do consumo de água, para se manter hidratado, e sobre os exames periódicos para prevenir uma série de doenças ou controlar as existentes. Centenas de testes para verificar a taxa de açúcar no sangue, preventivo do Diabetes, e para medir a pressão arterial, preventivo da hipertensão, foram realizados.

Os moradores puderam ainda conversar com nutricionista, psicólogo, assistente social e integrantes da Pastoral da Saúde. De acordo com o prefeito de Floraí e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Fausto Eduardo Herradon, o objetivo do Projeto é prevenir doenças, e promover a saúde e a qualidade de vida da população. “É feito um mapeamento na região. Depois, os profissionais fazem os atendimentos e redirecionam, quando for necessário”, destaca.

Até o fim do ano, outras quatro edições do gênero serão realizadas. Elas vão beneficiar os moradores do distrito de Nova Bilac, e dos conjuntos Grevílea, Sol Nascente e Novo Lar. “Com as cinco ações, vamos atender todo o município”, ressalta Herradon.