Criar condições para que as prefeituras comprem 50% de produtos e serviços das micro, pequenas e médias empresas (MPEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) localizados nos respectivos municípios delas, até dezembro de 2020. Desenvolver uma série de ações para ampliar a divulgação e a consequente procura por microcrédito na maioria das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
As duas metas resumem o início do processo de planejamento estratégico das seis câmaras temáticas do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Amusep. Os primeiros setores a estabelecerem um norte para o trabalho a ser realizado foram os de Compras Públicas e de Serviços Financeiros. As prioridades foram definidas durante um encontro realizado no dia 15 de setembro, pela manhã, na sede do Escritório Regional do Sebrae, em Maringá.
Hoje, em média, 21% do volume de recursos destinados às compras públicas, das prefeituras da região da Amusep, são contratados das MPEs e dos MEIs. Para chegar aos 50%, os integrantes da Câmara Temática do setor sugerem capacitar os empresariado e os servidores municipais responsáveis pelas licitações; elaborar editais mais adequados à participação de empresas do segmento; melhorar a divulgação para que um número maior de empresários tome conhecimento dos pregões.
Em relação ao microcrédito, dos 30 municípios da região da Amusep apenas nove têm agentes de crédito. São 14 profissionais, seis deles com atuação em Maringá. Sem esses servidores, a oferta desse tipo de financiamento é inviável. Eles são responsáveis por verificar se o candidato tem condições de receber os recursos e acompanhá-lo e orientá-lo até o pagamento da última parcela.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santa Fé, Francisco Carmino Senise, que ajudou a definir a meta de Compras Públicas, diz que Ivatuba e Mandaguari têm exemplos a serem seguidos. Destaca ser importante uma parceria entre as prefeituras e as associações comerciais para que mais empresários tenham acesso às licitações. Valério Matiolli Marqueze, agente de Crédito, em Sarandi, ressalta ser possível ampliar o volume de contratos autorizados na região da Amusep, com medidas simples, como a visita aos bairros para divulgar as linhas de financiamento disponíveis.
Na avaliação do consultor e Gestor da Linha Estratégica de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves, o encontro inicial da série a ser realizada para elaborar o planejamento estratégico do Comitê Territorial atingiu as expectativas. Vários municípios estiveram representados; houve intercâmbio de experiências; e ficou claro que nem é preciso “andar muito” para encontrar caminhos para que as metas sejam cumpridas. “A solução pode estar a cinco, dez quilômetros. No município vizinho”, frisa.