Ampliar o conhecimento sobre a realidade atual das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e aumentar a compreensão sobre o papel do líder como indutor do desenvolvimento. São os objetivos do workshop “O território e a liderança”, a ser realizado nesta quinta-feira (24), pela manhã, na sede do Escritório Regional do Sebrae, em Maringá. O encontro começa às 8h30.
É o primeiro evento a ser promovido, depois da instalação do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Amusep, ocorrida no dia 17 de agosto. Dividida em dois temas, além do repasse de informações, a reunião é o passo inicial para estreitar o relacionamento entre as pessoas que optaram por integrar e dedicar parte do tempo delas à iniciativa.
Na abertura dos trabalhos, o consultor e Gestor da Linha Estratégica de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves, vai apresentar dados sobre a realidade atual e as potencialidades existentes na região da Amusep. Em seguida, o consultor e Gestor da Linha Estratégica de Liderança, Cláudio Serrato, vai mostrar o quanto é importante o papel do líder para aumentar as oportunidades e construir um ambiente que estimula e apoia empreendedores e os negócios.
Gênese
No dia 17 de agosto, também na sede do Escritório Regional do Sebrae, um grupo de mais de 80 pessoas, representantes de diversos setores da sociedade, participou da formalização do Comitê Territorial. Depois de explicadas a proposta, a finalidade e o funcionamento, a maioria se comprometeu a participar das atividades para consolidar a estrutura na região da Amusep.
De acordo com o gerente Regional do Sebrae, para o noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, a proposta do Comitê é trabalhar para criar um ambiente onde seja possível empreender com responsabilidade e as empresas possam crescer, gerar empregos e distribuir renda. “A ideia é unir um grande número de pessoas para pensar soluções e elaborar projetos que impulsionem a atividade socioeconômica do noroeste do Paraná”, destaca
Marcos Aurélio declara que o Paraná vai reunir 22 comitês territoriais. Cada um vai contar com uma plenária e seis câmaras setoriais, cujas temáticas são inovação, desburocratização, educação empreendedora, compras governamentais, acesso ao serviço financeiro e associativismo. A iniciativa é uma das ações do Fórum Permanente das Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme).
O gestor acrescenta que os comitês vão tratar dos assuntos relacionados às questões locais dos municípios da área de abrangência deles. As demandas nas esferas estadual e federal serão levadas pelas plenárias ao Fopeme, que tem o papel de manter um diálogo com os órgãos dos governos do Paraná e da União.
SERVIÇO
Workshop “O Território e a Liderança”
Data: Quinta-feira (24)
Horário: Das 8h30 às 11h30
Local: Escritório Regional do Sebrae
Endereço: Avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, 1.116, Zona 7