Em encontro, autoridades debatem por mais segurança

A prefeita Ednea, preocupada com a segurança no município, convocou várias autoridades locais para debateram medidas a serem tomadas por mais segurança na cidade.
A reunião contou com a presença do Delegado da Polícia Civil Juliano de Jesus, com Subtenente da Polícia Militar Sandro Henrique, com o Engenheiro Agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Marcelo Manfiolli, com o Padre da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes Jeferson Batista da Cruz, com a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Elenice, com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Paranacity (Acipar) Hélio Yokio Kitagawa, representando os comerciantes locais, além de todos os vereadores, secretários e o então prefeito em exercício Airton Grande, o Oncinha.
Na discussão, o delegado Juliano de Jesus e o subtenente Sandro Henrique expuseram que 95% dos casos de roubos, latrocínios e homicídios de Paranacity foram resolvidos. Ainda disseram que as quadrilhas que atuavam na cidade vinham da região, como, Porecatu, Sarandi, Maringá, Santa Inês, entre outras e que os envolvidos estão presos, apenas os menores apreendidos foram liberados por motivos legais.
Foi discutida também uma melhor atuação do Conselho Comunitário de Segurança, pois algumas medidas somente poderão ser tomadas com a participação atuante do conselho que poderá até conseguir benefícios na área estadual junto a Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança (CONSEG) coordenada por Caio Rizzardi, como também apoio na criação de programas como o “Vizinho Solidário”, iniciativa usada nas cidades maiores, fazendo com que as pessoas comuniquem as autoridades caso notem qualquer movimento suspeito e também o monitoramento das principais vias do município por parte da prefeitura com a colaboração da população.
Novas reuniões irão acontecer em breve para o amadurecimento de algumas ideias e para debate da possível criação de uma Guarda Municipal o que incluirá a participação da população. A prefeita diz esperar a participação de toda a população para amenizar os roubos em na cidade.