O Sebrae no Paraná inicia neste mês a implantação do Programa de Desenvolvimento Municipal. Os municípios paranaenses convidados pela instituição a implementar e desenvolver o programa, que inclui um pacote de soluções focadas no empreendedorismo e nas micro e pequenas empresas, são Bom Sucesso do Sul, no sudoeste do Estado; Carlópolis, no norte; Imbaú, no centro-sul, e Munhoz de Mello, no noroeste.
O Programa de Desenvolvimento Municipal tem como desafio transformar territórios com médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e contribuir para a construção de um ambiente favorável que potencialize as micro e pequenas empresas e o empreendedorismo como geradores emprego, renda e qualidade de vida.
Para isso, serão colocadas em práticas ações estratégicas respeitando a vocação de cada território. O público-alvo do programa são empreendedores e empresários da indústria, comércio e agronegócio, formais e informais, jovens com potencial empreendedor, lideranças e comunidade.
Com a duração de três anos, o programa será construído pelo Sebrae-PR, poder público e iniciativa privada e gerenciado por governanças locais constituídas por representantes dos municípios.
Uma metodologia própria, com sete etapas, foi criada para a execução do programa: delimitação do território; sensibilização dos atores locais; diagnóstico; formação de governança; desenho da estratégia; organização e coordenação de programas e projetos e execução do plano de ação.
A previsão do Sebrae-PR é de que até novembro deste ano quatro das sete etapas já estejam finalizadas. Entre os resultados esperados, o Sebrae-PR e as prefeituras apostam numa maior organização e desenvolvimento de setores empresariais, fortalecimento das empresas e negócios existentes, fomento ao empreendedorismo, capital humano e social mais fortes e organizados, estímulo ao associativismo e cooperativismo e a institucionalização e bom funcionamento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para medir os resultados, o Sebrae-PR utilizará indicadores que vão levar em conta o número de empresas abertas durante o programa de desenvolvimento municipal, a quantidade de associações criadas, fortalecidas ou expandidas, de empresas e empreendedores atendidos, de eventos realizados (treinamentos, palestras e seminários) e o volume de consultorias.
Jornal O Diário