Em reunião geral da Amusep, realizada em Atalaia, prefeitos da região assinaram o termo de adesão ao Consórcio Intermunicipal de Gestão, que será denominado Pró-Amusep. A ideia do consórcio vem sendo debatida e estudada há vários meses com o objetivo de permitir que os municípios se unam, legalmente, para aquisição e compartilhamento de equipamentos, materiais, projetos e execuções de obras, nas mais diversas áreas.
O prefeito de Ivatuba, Vanderlei Santini, anunciou o consórcio Pró-Amusep como uma das metas da sua gestão como presidente da Amusep, em 2012. Para ele, o consórcio permitirá suprir necessidades existentes por falta de estrutura dos municípios, com economia e avanços na qualidade.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep), em funcionamento desde julho de 2002, é hoje uma referência no país, um sucesso que motiva os municípios da Amusep a se unirem para a criação de mais um consórcio, agora de gestão.
Santini explica que o consórcio Pró-Amusep vai ampliar a capacidade de realizar projetos, obras e serviços com custos e investimentos compartilhados e reduzidos, tendo como critério o número de habitantes e o local da realização dos trabalhos.
A reunião teve como prefeito anfitrião Nilson Martins, de Atalaia, e contou com a presença do deputado federal Luiz Nishimori e o do deputado estadual Teruo Kato.
Inspeção municipal – Uma das áreas que poderá ser beneficiada pelo Consórcio Pró-Amusep é a inspeção municipal de produtos agroindustrializados (SIM), o que propiciará melhores condições para que agricultores familiares possam empreender, com o processamento e a transformação de seus produtos a fim de gerar valor e agregar renda.
A proposta foi apresentada pelo médico veterinário Horácio Slongo, assessor de Planejamento e Gestão da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a partir do marco legal vigente do sistema brasileiro (SISB-SUASA).
Nesta reunião foram discutidas alternativas para a padronização da legislação e a adequação dos serviços de inspeção nos municípios da Amusep, com a participação dos assessores jurídicos, Médicos Veterinários, Secretários Municipais de Saúde e de Agricultura de 20 municípios. A palestra está publicada no site da Amusep (http://www.amusep.com.br).
Muitas áreas – Outras áreas que poderão ser beneficiadas pelo consórcio são o tratamento e destinação do lixo urbano; a organização de conjuntos de patrulhas mecanizadas para fins de uso na manutenção de estradas rurais e obras de infraestrutura rural e urbana; a elaboração de projetos de desenvolvimento territorial, com a possibilidade de ampliar a captação de recursos para sua gestão e execução, além de muitos outros.
O consórcio terá importante papel no apoio ao Programa de Desenvolvimento da Região da Amusep (Pró-Amusep), respaldando as propostas definidas no Fórum de Desenvolvimento Econômico, em operação desde outubro de 2011, parte do programa que reúne as entidades parceiras Emater/Seab, Sebrae, UEM, Cesumar, Faculdades Cidade Verde, Codem, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundação Terra, Sociedade Rural de Maringá, Coordenação da Região Metropolitana de Maringá, com apoio dos governos Estadual e Federal.
Mais informações: Celso Daniel Seratto – Emater – Unidade Regional de Maringá – Fone (44) 3293-7400. Toninha Santos – Amusep – (44) 3225-7922.
Habitação e Agricultura
Habitação e agricultura também foram temas da reunião da Amusep, com a participação de técnicos da Cohapar e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.
O engenheiro Douglas, da regional da Cohapar, fez uma palestra, apresentando resultados de parcerias com os municípios no programa estadual de habitação. Deputado federal Luiz Nishimori entregou 20 casas construídas com recursos que ele viabilizou para Atalaia.
O regional da Seab-PR, engenheiro agrônomo Romualdo Faccim, falou sobre a necessidade de uma novo modelo para o desenvolvimento econômico do Brasil que priorize a agricultura como alavanca de produção, industrialização e exportações.