Conteúdos dos trabalhos do Fórum do Pró-Amusep serão divulgados em julho

O grupo gestor do Programa de Desenvolvimento da Região da Amusep (Pró-Amusep) está organizando o material produzido nas cinco microrregiões, nos eixos temáticos debatidos em duas rodadas de reuniões. O material aprovado nas reuniões de validação (devolutivas), realizadas no mês de abril, será divulgado a partir de julho.

Nas primeiras reuniões, realizadas de 10 de novembro a 7 de dezembro, os participantes apresentaram suas opiniões, elaborando um diagnóstico dos municípios e um conjunto de sugestões e visões de futuro. No dia 15 de dezembro foi realizada uma reunião de avalição das atividades de 2011, consideradas muito produtivas e importantes.

No mês de abril o trabalho reunido e sistematizado foi apresentado nas cinco microrregiões, com diagnósticos, sugestões e visões de futuro nos temas: “Gestão do Mundo do Trabalho - Formação Profissional”, “Empreendedorismo”, “Atração de Investimentos e Infraestrutura”, “Segurança Alimentar Nutricional e Agroindústria”.

Nas reuniões de validação dos textos (devolutivas), os participantes aprovaram os conteúdos ou apresentaram sugestões de mudanças, aprovadas pelos grupos de trabalho. Este trabalho foi compilado e reunido em texto que finaliza o trabalho de planejamento estratégico do Fórum de Desenvolvimento Regional, iniciado no ano passado, em busca de ideias e sugestões de projetos de desenvolvimento em todas as áreas da economia dos municípios da região.

As propostas e metas, estabelecidas nas visões de futuro, estão consolidadas por microrregiões, assim distribuídas: Microrregião 1 - Colorado, Itaguajé, Lobato, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês e Santo Inácio. Microrregião 2 - Ângulo, Astorga, Atalaia, Flórida, Iguaraçu, Munhoz de Mello e Santa Fé. Microrregião 3 - Floraí, Nova Esperança, Paranacity, Presidente Castelo Branco e Uniflor. Microrregião 4 - Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Ourizona e São Jorge do Ivaí. Microrregião 5 - Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu e Sarandi.