Propostas classificadas (mais votadas)

                                  

 Classificação

Eixo

Propostas

Votos

 

1

 

I

Promover a cidadania na escola, de forma que haja capacitação aos professores, focada “ao tema transparência pública”; com visitas de alunos nas repartições públicas; e formular ações que promovam o conhecimento da transparência pública nas escolas.

 
101



2



II


Incluir no projeto pedagógico todo ciclo educacional, noções de gestão pública e social

 



70


3


III

Fortalecer os conselhos das políticas públicas já existentes para serem agentes de controle social através de capacitação, dando suporte físico, técnico, administrativo e financeiro (garantir dotação orçamentária)


56



4



IV


Implementação de órgão devidamente constituído pela sociedade civil organizada, com autonomia diretiva, desprovida de vinculação político-partidária; devidamente capacitada para acompanhamento e fiscalização da administração pública.

 


55


5


I


Implementar portais de transparência com informações em linguagem acessível aos cidadãos.

 
60


6


II

Criação de projetos como escola da cidadania. projeto com objetivo de capacitar pessoas da comunidade sobre o funcionamento, a gestão e as formas que o individuo poder participar da administração pública


54



7



I


Mobilização da comunidade com apoio das escolas, igrejas, associações para acompanhamento de prestação de contas das entidades públicas, com ampla divulgação pelo poder público e incentivo à participação popular.

 

 48


8


III


Que os conselheiros tenham conhecimento da lei nas três esferas de governo elaborando seu regimento interno para maior conhecimento de suas responsabilidades de agente fiscalizador do controle social

 
45


9


IV


Propor meios para que a sociedade exija maior rigorosidade quanto às procedências das pessoas que pleiteiam cargos públicos; tanto a nível escolar como ao nível ético.

 

38



10



II


Inclusão de conteúdos nos ensinos básicos e médios sobre mecanismos de controle social e transparência dos gastos da gestão publica, com preparação adequada do sistema educacional.

 

35


11


III


Maior esclarecimento através de capacitação continuada sobre as atribuições dos conselheiros


31


12


IV


Reforma política com foco em deveres e rigor na aplicação das penalidades com a suspensão da imunidade parlamentar


31


13


II


Inserir como tema transversal gestão pública, na educação á partir do ensino fundamental, incentivando a participação nas audiências publicas.

 

30


14


II


Riação de um conselho de promoção de transparência pública e de controle social


28


15


IV


Alterar lei de licitações incluindo comissão de acompanhamento, composta por integrantes dos conselhos.

 

28



16



I


Promover ações para conscientização da população quanto à cidadania e controle social por meio de realização de fóruns e simpósios para debates.

 

25



17



I


Divulgar e orientar a utilização dos sites de transparência pública municipal, em todos os estabelecimentos da rede pública, privada e conselhos municipais.

 

22




18




I


Trabalho de conscientização à população de forma pontual, que desperte o interesse do cidadão às questões do seu município, valorizando sua responsabilidade como cidadão e o administrador deve divulgar que suas repartições são públicas e acessíveis a todos, para o exercício do poder/dever da cidadania.




19



19



II


Implementar os tele centros com projetos que possam divulgar informações de interesse público, como incentivo à participação. com orientação e acompanhamento de profissionais capacitados



19


20


I


Criação do conselho de controle social em todos os municípios.

 
16