Amusep realiza 1a Conferência de Transparência e Controle Social

Será realizada no dia 17 de novembro (quinta-feira) a 1a Conferência de Transparência e Controle Social, a Consocial, Etapa Regional. Organizada pela Amusep, ela terá as inscrições abertas às 7h30 e a abertura às 8h30, no Auditório Dona Etelvina, no bloco 7 de Cesumar.
A abertura da Consocial será feita pelo presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla. A palestra de abertura será proferida pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros. A conferência abordará formas de controle social, transparência e acesso a dados e informações das gestões públicas.

Logo depois terá início o trabalho em grupos, que será realizado em salas de aula do Cesumar e coordenado por voluntários. Os grupos temáticos serão os seguintes: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”, “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e “Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção”.
Logo após o almoço serão realizadas as votações das propostas da Consocial para a Conferência Estadual de Transparência e Controle Social.
 

Controle Social – As conferências municipais e regionais são preparatórias para as Conferências Estaduais, que elegerão 20 diretrizes ou propostas de cada estado para serem apresentadas à Conferência Nacional de Transparência e Controle Social.
O sistema de conferências é semelhante aos demais já implantados, como a Conferência das Cidades e outras. As Conferências Estaduais vão elegem delegados e encaminham até 20 Diretrizes ou Propostas diretamente à Etapa Nacional da Consocial. 
O resultado da Conferência Estadual/Distrital deverá ser enviado à Comissão Organizadora Nacional por meio do relatório da etapa Estadual que deverá ser preenchido no portal consocial (www.consocial.cgu.gov.br) no link 'Relatórios das Etapas Preparatórias'. Este resultado irá compor o Caderno de Propostas Nacional que subsidiará o debate na Etapa Nacional. 

Além dos resultados, junto ao relatório, a Conferência Estadual deverá encaminhar a lista de delegados que representarão o estado no evento nacional.

A participação na Conferência desta quinta-feira, dia 17, á aberta a todos os interessados e importante para quem tem propostas, sugestões e pretende buscar a indicação para a etapa estadual.
 

Exemplo premiado – Um dos exemplos de Maringá na área é o Observatório Social, criado pela Sociedade Eticamente Responsável. A ideia do Observatório foi premiada na 5a Feira de Inovações Sociais promovido na Guatemala pela Comissão Econômica da Organização das Nações Unidas para América Latina e caribe (Cepal), em novembro de 2009.