Na sexta-feira (12) foi realizada reunião geral da Amusep, no Sebrae em Maringá. Sob a presidência do prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, foram debatidos diversos temas, com ênfase para meio ambiente, sanidade agropecuária, desenvolvimento e emprego.
O prefeitos também debateram a pauta de reivindicações que será levada ao governo do Estado por uma comissão de sete prefeitos da Região Metropolitana de Maringá (RMM). Fazem parte da comissão os prefeitos Silvio Barros (Maringá), Edgar Silvestre, o “Deca” (Marialva), Gilmar Silva (Munhoz de Mello), Fernando Brambilla (Santa Fé), Nilson Aparecido Martins (Atalaia), Wanderley Santini (Ivatuba) e Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho”, atual vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná).
Com 25 municípios, a Região Metropolitana de Maringá tem aproximadamente 670 mil habitantes. A Coordenação foi instituída em 2007.
Participou da abertura da reunião o deputado estadual Evandro Júnior. Estiveram representados na reunião, através das sua assessorias, os deputados federais Edmar Arruda, Cida Borghetti e Luiz Noshimori, e o estadual Dr. Batista.
O coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto, representou todos os chefes de núcleos regionais presentes, na mesa de abertura dos trabalhos.
Meio Ambiente - O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, apresentou aos prefeitos detalhes da Política Estadual de Resíduos Sólidos, que está sendo elaborada pelo governo por intermédio da sua pasta. Ele alertou que, em alguns pontos, a legislação estadual será mais dura do que a federal.
O secretário e a sua equipe técnica estiveram reunidos, também, com os secretários de Meio Ambiente e técnicos dos municípios, trabalhando para a melhor implantação de programas de gestão de resídios sólidos, em todos os municípios.
Saúde - Outro assunto da pauta foi o Cisamusep (Consórcio Intermunicipal de Saúde), presidido pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros. Ele apresentou novas alternativas para diminuir o custo de consultas encaminhadas àquela entidade.
Sanidade Agropecuária - Antonio Leonel Poloni, diretor da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), falou sobre a importância do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) para os municípios e para o Estado.
Ele pediu o apoio dos prefeitos para atividades que estão em andamento, nos municípios do Paraná.
Pesquisa e empregos - Orlando Trevisan, do Codem (Conselho de Desenvolvimento de Maringá), apresentou um diagnóstico sobre o potencial industrial e mão-de-obra dos municípios da Região Metropolitana de Maringá. O trabalho apresenta, entre outros dados, o nível de emprego e o percentual de trabalhadores em cada setor, inclusive no pode público municipal.
Trevisan pediu apoio aos prefeitos para a continuidade dos trabalhos de pesquisa que tem como objetivo apoiar a atração de grande investimentos para a região.
Conferência das Águas - Renato Dalla Costa, do Instituto das Águas, apresentou a programação da Conferência das Águas da Bacia do Paranapanema, que será realizada no dia 17 de agosto.
Ele pediu aos prefeitos que participem, juntamente com os técnicos ambientais dos seus municípios.