Dentro do PAC-1 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, a Sanepar está investindo em Mandaguari R$ 2.750.000 na implantação de 15 mil metros lineares de rede de esgoto sanitário, que vão atender 914 famílias até junho de 2012, A informação foi repassada por dirigentes regionais da estatal na tarde desta quarta-feira (20) ao prefeito Cileninho em seu Gabinete. Estiveram na Prefeitura o gerente geral da Regional Noroeste da empresa, Paulo Batiston e o gerente regional de Maringá, que abrange Mandaguari, Valteir Galdino da Nobrega (foto). Os representantes da Sanepar deram mais duas boas notícias para o município de Mandaguari. “Dentro do PAC-2, serão beneficiadas 750 famílias com mais 15 mil metros lineares de esgotamento sanitário, num investimento de R$ 1.500.000 previstos para a partir de 2012”, informou Nobrega.
A outra boa nova serão os futuros investimentos na reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) contemplando as centrais de captação e tratamento. “Já está em processo de licitação e dará tranquilidade à população de Mandaguari pelos próximos 15 anos”, explicou o gerente da regional de Maringá.
Com relação à região da Avenida Gomercindo Bortolanza e Jardim Boa Vista, é necessário a implantação de uma estação elevatória para que o esgoto seja bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que já recebeu investimentos e foi ampliada.
Desde o início do primeiro mandato do atual prefeito, a Sanepar já de 27% para 41%. Até o início de 2012 a cobertura deverá estar chegando aos 80%, bem acima do preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que o de 67% de esgotamento sanitário.