O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, reafirmou que o projeto de implantação da região digital integrada com banda larga, da Amusep, é o primeiro do país e manifestou o interesse de ajudar a fazer desta experiência um modelo para outras regiões brasileiras. O ministro recebeu, em Brasília, o presidente da Amusep, Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé, o vice-presidente da Amusep, Gilmar Silva, prefeito de Munhoz de Mello, e o deputado estadual Enio Verri, presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná.
Mercadante gostou do projeto e elogiou o pioneirismo da Amusep, que elaborou o primeiro projeto regional integrando municípios com internet banda larga. O presidente da associação de municípios, Fernando Brambilla, explicou que a implantação da rede regional de internet tem objetivos nas áreas da educação, da saúde e do desenvolvimento econômico, possibilitando ferramentas que vão reduzir custos nos municípios e oferecer novas oportunidades às populações de 30 municípios, nas cidades onde vivem, extensivos ao campo, em toda a região.
O projeto tem o apoio da senadora Gleisi Hoffmann, do deputado Enio Verri e deputados federais de Maringá e da região, interessados em contribuir com inovações pioneiras no país, idealizadas e transformadas em projetos pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
Neste momento o governo está definindo o padrão de internet pública, para o país. A decisão deve sair nas próximas semanas, possibilitando a tramitação do projeto da região digital integrada da Amusep no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os prefeitos e o deputado Enio Verri também estiveram reunidos com a senadora Gleisi Hoffmann e com a secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, do Ministério das Comunicações.
Vereador Reginaldo Thenan (Santa Fé), prefeito Gilmar Silva (Munhoz de Mello), ministro Aloízio Mercadante, prefeito Fernando Brambilla (Santa Fé – presidente da Amusep) e o deputado estadual Enio Verri (presidente do PT-PR)