Prefeitos cobram recursos de emendas à senadora Gleisi

Prefeitos cobram recursos de emendas à senadora Gleisi



Prefeitos dos municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) estiveram reunidos neste sábado (26), em Maringá, para reivindicar à senadora Gleisi Hoffmann (PT) e deputados federais a manutenção das emendas parlamentares - principalmente as que estão na lista de restos a pagar pendentes, relativas a 2007, 2008 e 2009.

O presidente da Amusep e prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla (PMDB), teme que obras importantes sejam paralisadas se os empenhos forem cancelados. 'Só no meu município temos a iluminação do estádio, que corre o risco de não sair, e a construção do portal de entrada da cidade, que já começou', exemplifica.

A aplicação da maior parte dos empenhos será cancelada até trinta de abril, prazo estabelecido por um decreto do governo federal.
Gleisi antecipa, no entanto, que o decreto deve ser revisto.


'Queremos tratamento diferenciado para as emendas de 2009 porque muitos empenhos foram liberados no fim do ano e defendemos que o prazo de trinta de abril seja protelado para o meio ou o fim de 2011', comenta.

'A prorrogação daria tempo para os municípios correrem atrás das licitações para as obras ou compras', destaca.

A defesa de um novo prazo, segundo a senadora, é justa pelo fato de não haver emendas parlamentares para este ano. 'O Congresso incluiu R$ 21 bilhões para as emendas dos parlamentares, mas o governo cortou R$ 18 bilhões, só poupou Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia', ressalta.

Região Digital - Os prefeitos também reivindicaram à senadora Gleisi e aos deputados federais Zeca Dirceu e Edmar Arruda apoio do governo federal ao projeto de implantação da primeira região digital do Brasil, com sinal de internet livre nas cidades e no campo, nos 30 municípios da Amusep.



A diretoria da Amusep, liderada pelo presidente, prefeito Fernando Brambilla, esteve com o ministro Paulo Bernardo na semana passada (22 de março), solicitando o apoio do Ministério das Comunicações para o projeto, que foi protocolado, no ano passado, no Ministério de Ciência e Tecnologia.

O ministro Paulo Bernardo explicou aos prefeitos que o governo federal está ultimando as definições relativas à internet pública e que vai acompanhar o projeto da Amusep.