Amusep inicia o ano reunindo os prefeitos em Santa Fé

Lixo, saúde e parcerias foram temas da pauta
 
Os prefeitos da Amusep realizaram a primeira reunião do ano de 2011, em Santa Fé. A reunião marcou o começo dos trabalhos da gestão presidida pelo prefeito Fernando Brambilla, de Santa Fé, e contou com a presença dos vice-presidentes, prefeitos Gilmar Silva (Munhoz de Mello) e Vanderlei Santini (Ivatuba), do presidente 2010, prefeito Cileninho (Mandaguari), do presidente do Cisamusep, prefeito Silvio Barros (Maringá), do deputado Luiz Nishimori, de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, e representantes de parlamentares.



O plano diretor para resíduos e investimentos para gerenciamento e destino final do lixo, o Cisamusep e média complexidade em saúde, além de parcerias para o desenvolvimento, foram assuntos debatidos.
 
Novo presidente – O presidente Cileninho, que comandou a Amusep em 2010, passou simbolicamente a presidência da entidade para Fernando Brambilla.
Cileninho fez um breve relato do trabalho realizado no ano passado, focado na união dos prefeitos em torno das lutas municipalistas e regionais, ao lado da ampliação da representatividade da Amusep, na região e no estado. Ele desejou sucesso ao novo presidente e colocou-se a disposição para ajudar e contribuir para o sucesso da Amusep.
O prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, assumiu a entidade reconhecendo os desafios de realizar um trabalho a altura dos seus antecessores, que impulsionaram a Amusep a uma posição de destaque regional e estadual, importante para todos os municípios.
Fernando pediu a participação de todos os prefeitos nas atividades e o empenho para alcançar metas no Pró-Amusep e em outras áreas, como a dos resíduos, uma das prioridades de todos para este ano.

 


Saúde - O prefeito de Maringá, Silvio Barros, participou da primeira reunião da Amusep. Ele fez um breve relato dos desafios dos prefeitos e municípios para este ano, na área da saúde.
Silvio Barros voltou a defender que os consórcios já provaram que são a melhor alternativa para resolver os problemas da média complexidade, proporcionado consultas especializadas e serviços de saúde para a população, com a participação solidária dos municípios.
O presidente do Cisamusep lembrou que esta responsabilidade é dos estados. No entanto, o Cisamusep é um exemplo de um grupo de municípios que entendeu que deveria assumir esta responsabilidade e o fez com resultados muito positivos, beneficiando a população de Maringá e da microrregião, formada por 30 municípios.
 


Federação – Na reunião o prefeito Silvio Barros anunciou aos prefeitos que assumiu a presidência da Federação Nacional dos Consórcios Públicos de Saúde, com a missão de divulgar as experiências do Paraná, como a do Cisamusep e estimular mais soluções para a saúde dos municípios, em outras regiões do Brasil.
O prefeito Silvio Barros também é o presidente da Acispar, a associação dos consórcios e associações públicas intermunicipais de saúde do estado do Paraná.
UEM – Também participou da reunião a vice-reitora da UEM, Neuza Altoé. Com ela estavam o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, e do diretor Administrativo, Valmir Durante, que representou o Hospital Universitário de Maringá (HUM). Eles apresentaram ao prefeitos dados e informações sobre a UEM, que foi escolhida, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Universidade do Paraná.
A UEM é parceira estratégica da Amusep e quer ampliar o relacionamento com a entidade com todos os municípios da região.
 
Presenças – Estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos, o deputado estadual Luiz Nishimori, que assumirá uma vaga na Câmara dos Deputados, no dia 10 de fevereiro, e representantes dos deputados federais eleitos Edmar Arruda e Cida Borghetti, do deputado estadual Enio Verri, dos secretários de Estado Ricardo Barros e Wilson Quinteiro.



Tragédia no Rio – Os prefeitos da Amusep também aceitaram a proposta do presidente, Fernando Brambilla, e vão participar da mobilização nacional de ajudar aos municípios atingidos.
O trabalho será feito em parceria com a Defesa Civil do Estado do Paraná e com os municípios atingidos. Todas as informações estão no site da Amusep – www.amusep.com.br – e no site da Defesa Civil  do Paraná - www.defesacivil.pr.gov.br – clicar no banner Chuvas... RIO – Eu ajudo.