Mostrando visão de futuro e que está disposta de dotar Mandaguari de toda infra-estrutura necessária para viabilizar um crescimento planejado, a atual administração, desde o primeiro mandato, vem desenvolvendo ações positivas para a população. E esta semana um novo passo: A autorização por parte do Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão, através da Secretaria do Patrimônio da União (Superintendência do Paraná), para a retirada do barracão metálico (foto) existente no imóvel da extinta RFFFSA (Rede ferroviária Federal S/A).
A futura perimetral, que vai criar um novo eixo econômico para a cidade, começou a se transformar em realidade já em 2005, quando foi retirado o pátio de manobras da antiga estação ferroviária, que dividia a cidade em duas. Recentemente, foi iniciada urbanização (galerias e depois asfaltamento) da Rua Dom Pedro II, que será o prolongamento daquela via, que se estenderá desde a saída para Jandaia do Sul até a Travessa Tabatinga, próximo à rotatória que está sendo construída em frente ao Ponto Atendimento (PAM) para melhorar e dar mais segurança ao tráfego de veículos e pedestres naquele local.
NÃO É DESVIO – Vale ressaltar que a avenida perimetral não se trata da solução para desviar o trânsito de mais de 5 mil veículos por dia (carros e caminhões), mas sim de uma medida para ampliar o eixo comercial da cidade. O problema será resolvido pelo contorno de Mandaguari, cuja obra deverá ser iniciada em breve, já que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já iniciou o trabalho de avaliação dos terrenos por onde o desvio irá passar.