Amusep se consolida como parceira de projetos regionais

O presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), prefeito de Mandaguari, Cillêneo pessoa Pereira, o “Cileninho”, foi citado como grande parceiro dos projetos da Região Metropolitana de Maringá durante café da manhã promovido pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), que começa a se direcionar para o interior do Estado e abre suas portas para as pequenas e médias empresas.


Prefeito Cileninho e o diretor-superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas com a revista da Amusep: parceria

 A representatividade foi citada durante o encontro realizado no Hotel Bristol em Maringá pelo diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas e pelo vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro, que também preside do Sindimetal na Cidade Canção. “Queremos destacar aqui a parceria com a Amusep na pessoa do seu presidente, o prefeito Cileninho, que está indo além do que esperávamos e quem ganha com isso é a nossa região”, destacou Martins. Na oportunidade, Cileninho aproveitou para entregar um exemplar da revista “Pioneirismo e Futuro”, que mostra o potencial dos 30 municípios que fazem parte da Amusep.

LACTEC – Trata-se de um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que através de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. Como entidade auto-sustentável, o LACTEC obtém recursos através da venda de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos. É responsável por todas as suas despesas com recursos humanos, instalações e demais custos necessários para sua operação, não estando vinculado, financeiramente, a nenhuma empresa privada, nem órgão ou empresa pública.

Foi certificado, no ano 2000, pelo Ministério da Justiça, através da Lei 9.790, como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e em 2005, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Lei 8.248, no CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação).

Os associados do LACTEC são a Companhias Paranaense de Energia (COPEL), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).