O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari está anunciando a segunda dose da vacina contra a Poliomielite (paralisia infantil), para o próximo sábado (14), tendo em vista a estratégia proposta pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar cerca de 1.900 crianças menores de cinco anos. Na primeira etapa o índice alcançado foi de 97%.
A campanha, em nível nacional, será realizada das 8h00 às 17 horas. Em Mandaguari a vacinação estará à disposição nos seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde (Cinco Conjuntos, Jardim Cristina, Vila Vitória, Jardim Esplanada, Jardim Progresso e Jardim Boa Vista), Clínicas da Criança e da Mulher (Centro e Conjunto Tancredo Neves), Praça Independência, Praça Bom Pastor e Supermercado Cidade Canção.
E para chamar a atenção de pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos, será realizada uma carreata com o Zé Gotinha desfilando em carro aberto, com saída prevista para as 9h00 em frente à sede da Secretaria de Saúde.
A poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar seqüelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos.
Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso mesmo a criança que esteja com a caderneta de vacinação atualizada, deve tomar a vacina para que se forme uma barreira de proteção.
Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980 os últimos casos ocorreram ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.