O presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), prefeito de Mandaguari, Cileninho, representou os prefeitos da região na manhã desta quinta-feira (15) da abertura do 28º Encontro Estadual de Sericicultura de Nova Esperança, atendendo convite da prefeita anfitriã, Maly Benatti.
O evento, que reuniu produtores de casulos do bicho da seda de várias regiões do Estado, aconteceu no Ginásio de Esportes Capelão, contando com a presença dos deputados federais Osmar Serraglio, Assis Couto e Luiz Carlos Setim, os deputados estaduais Doutor Batista e Luiz Cláudio Romanelli, além de Eliel de Freitas, que na oportunidade representou o governador Orlando Pessuti e o secretário de Estado da Agricultura, Erickson Chandoha. “A região está muito orgulhosa de ver Nova Esperança se destacando em nível estadual e nacional como a Capital da Seda e um dos principais produtores no setor da sericicultura”, ressaltou Cileninho.
“Todos nós sabemos as dificuldades que a sede está passando, mas todos nós sabemos também de todas as vezes que superamos estas dificuldades e não vai ser desta vez que não iremos superá-las”, enfatizou Maly, acrescentando que “para isso estamos juntos, tempos parceiros e pessoas interessadas, porque vejo aqui produtores de várias partes do Estado, entusiasmados com esta atividade, que é economicamente viável e ecologicamente correta, além de socialmente justa”.
Entre os temas discutidos destacaram-se a modernização, a revitalização, a verticalização e o mercado futuro da seda no Brasil. Entre os especialistas convidados para ministrar palestras estavam técnicos da Artisan Brasil, a Cooperativa dos Produtores de Artesanato de Seda, que reúne 78 famílias residentes na Vila Rural de Nova Esperança, representantes do Banco do Brasil, Sicredi, Emater, Secretaria da Agricultura e empresas de fiação. Durante o evento foram apresentados os programas de governo para a produção de seda.
No final do encontro foi elaborado um documento que será entregue às autoridades do executivo e legislativo estadual e federal aos candidatos às eleições deste ano, para que faça parte do plano de governo de cada um.
DESTAQUE - Nova Esperança é a principal produtora do casulo verde no Estado. Responsável por 14% de toda a produção estadual, o equivalente a 639 toneladas/ano, o município conta com 380 produtores 540 barracões.
De acordo com o vice-prefeito de Nova Esperança, Edgar Moser Júnior, coordenador do evento, a cidade conta com 27 mil habitantes e pelo menos 10% da população trabalha na sericicultura. “Mesmo não sendo a principal atividade econômica daqui, ela é bem importante para o município, pois movimenta o comércio local e emprega muita gente”, revela. Ele diz que a atividade encontrou um bom campo para se desenvolver em Nova Esperança. “O clima, a boa presença de imigrantes japoneses, o modelo fundiário, entre outros fatores foram fundamentais para que a sericicultura crescesse em Nova Esperança”, diz.
A renda extra obtida pelos agricultores familiares com a seda ajuda no sustento da casa. “A renda bruta gerada pela sericicultura fica em torno de R$ 2 mil. Pode não parecer muito num primeiro momento, mas para os agricultores familiares é de extrema ajuda”.
Para desenvolver mais a atividade, o vice-prefeito conta que foi criada uma cooperativa chamada Artisan Brasil, que visa fazer produtos com a seda de Nova Esperança. “Essa cooperativa está criando um belo trabalho com a nossa seda. Nela são produzidas diversos tipos de materiais, como cachecóis, roupas, entre outros. Esse trabalho está gerando bons frutos. Parte do que é produzido está sendo exportado para a França”, conta.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI
Assessoria de Imprensa
e-mail: imprensa@mandaguari.pr.gov.br
Fones: (44) 3233-8400 / 3233-8422 / 8406-8420