?Perfil Socioeconômico do Norte do Paraná? é lançado

Com a presença de prefeitos, vereadores, deputado e demais autoridades de Maringá e região, foi lançado ontem, no auditório Hélio Moreira, a publicação “Pioneirismo e Futuro – Perfil Socioeconômico do Norte do Paraná”, editado pelo Jornal Hoje Notícias, em parceria com a RB Propaganda e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense-Amusep.

 


Deputado Federal, Odílio Balbinotti, diretor do Hoje, Francisco Carlos da Silva e Silvio Barros, Prefeito de Maringá. Foto: Erick Gimenez 


“É um trabalho realmente maravilhoso, que vai mostrar a nossa região de uma forma diferente, mostrar o potencial econômico, turístico, enfim, mostrar para todo o Brasil que o setentrião paranaense é uma região rica, desenvolvida, que vale a pena investir”, destaca o prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, presidente da Amusep e um dos incentivadores do projeto.

O jornalista Diniz Neto, que foi um dos responsáveis pelo levantamento dos dados, diz que o perfil traz informações oficiais do IBGE, Ipardes, Governo do Estado, podendo, portanto, servir como fonte de referência e pesquisa. “A ideia é ter uma noção maior da região. Inclusive este trabalho nos surpreendeu, pois encontramos muitas informações interessantes”, comenta.

Entre os dados que chamam a atenção, está o PIB (Produto Interno Bruto) dos 30 municípios que, somados, superam o dos estados de Rondônia, Acre e Amapá, somados. São R$ 9,5 bilhões.

O diretor do Jornal Hoje, Francisco Carlos da Silva, diz que o trabalho realmente surpreendeu, mostrando aspectos interessantes da região, como a história e potencialidades turísticas. “Este trabalho tem por finalidade vender a região”, frisa.

O deputado federal Odílio Balbinotti comenta que achou o material muito interessante. “É uma forma de divulgar toda a nossa região. Parabenizo a Amusep e os organizadores pela iniciativa.”

Para o prefeito Silvio Barros, será um cartão de visitas da região da Amusp. “Tem uma importância estratégica para os municípios”, avalia, citando que a qualidade gráfica e o conteúdo ficaram excelentes.

Entre os presentes estava também o prefeito de Sabáudia, presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), com sede em Londrina, Almir Batista dos Santos. “É interessante este tipo de levantamento, pois ajuda na hora de reivindicarmos recursos em nível de consórcio. “Os problemas têm que ser regionalizados para termos força.”

Segundo o prefeito, é preciso divulgar as potencialidades da região Norte e Noroeste. “O Paraná é o celeiro do mundo na produção de grãos, por exemplo. Produzimos 33 milhões de toneladas e quase toda esta produção se concentra na nossa região.”

“Este levantamento traz um misto de cultura, de turismo e de economia que nós estamos trazendo para toda a região”, acrescenta o prefeito Cyllêneo.

O “Perfil Socioeconômico do Norte do Paraná” foi confeccionado em papel couchê, com capa dura, formato revista, com mais de 90 páginas coloridas. Este material ficará à disposição em prefeituras, câmaras municipais, escolas, bibliotecas, servindo como fonte de pesquisa.


Site: Hnews
http://www.hnews.com.br/2010/05/%E2%80%98perfil-socioeconomico-do-norte-do-parana%E2%80%99-e-lancado/