Gilmar Silva é o Prefeito Empreendedor do Paraná/Sebrae

“Eu jamais imaginei que pudesse ganhar, quando sai de casa às 5 da manhã rumo a Curitiba. Quero agradecer o Sebrae/PR por tudo que tem feito por nós”, disse emocionado o prefeito de Munhoz de Melo, Gilmar José Benkendorf Silva, vencedor da categoria “Melhor Projeto Estadual”, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, divulgado na última segunda-feira, dia 26, pelo Sebrae/PR, em cerimônia de premiação na sede da entidade em Curitiba.

“Não fizemos nada de mais. Fizemos coisas simples, mas o nosso município passou por uma revolução, uma mudança total. Queremos fazer de Munhoz de Melo um brinco, não apenas de beleza, mas de autoestima. É isso que as pessoas da comunidade esperam da gente, ações que promovam o empreendedorismo e o desenvolvimento do município”, afirmou o prefeito que concorreu com outros 20 projetos inscritos no Prêmio.

Gilmar Silva conta que quando elegeu-se prefeito, há seis anos, parou para refletir sobre o que faria desde então, como gestor público. “Sempre fui vereador. Ser prefeito era diferente. Então busquei qualificação. Fiz o Liderar, o Líderes Públicos e agora recentemente o Empretec (todos programas do Sebrae). Faço todos os programas que pretendo levar para o meu município”, disse orgulhoso para cerca de 250 presentes no auditório do Sebrae/PR.

Munhoz de Melo é um dos quatro municípios do Paraná eleitos pelo Sebrae/PR para participar do Programa de Desenvolvimento Municipal, com duração de 2 anos e meio e que oferece, a curto prazo, soluções empresariais no município. Hoje, estima-se que existam cerca de 100 micro e pequenas empresas no município, que está na 318ª posição do ranking do IDMPE, o índice que mede o ambiente dos municípios para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Dentre as ações que levaram à premiação de Gilmar Silva na categoria “Melhor Projeto Estadual” estão a criação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; e da da Aproveleite, a Associação dos Produtores e Vendedores de Leite de Munhoz de Mello; a agroindustrialização da produção de leite; a proteção e controle da área ambiental; a conservação e recuperação do meio ambiente do município; e o desenvolvimento de uma comunidade escolar, promoção e cooperação para preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem.


O coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, diz que o Prêmio Prefeito Empreendedor é uma forma de reconhecer melhores práticas de apoio às micro e pequenas empresas e a operacionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no País desde 2006 e implantada localmente por 297 dos 399 municípios do Paraná. 'O prefeito é o "ator-chave" nesse processo, a partir da capacidade que esse gestor público tem de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de pequenos negócios', observa o coordenador estadual.


Na avaliação de Rissete, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, além de troféu, ganham o reconhecimento das ações realizadas em prol das micro e pequenas empresas. 'Essa é uma postura que gera um impacto socioeconômico positivo para os municípios', diz. 'O processo de avaliação dos projetos foi realizado por uma equipe interna, consultores do Sebrae/PR, e externa, como consultores e professores de universidades', explica Rissete.
Para Claudio Serrato, consultor do Sebrae/PR em Maringá, os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor servirão de exemplo para os demais prefeitos do Paraná. “Esperamos que, com isso, tenhamos mais inscritos na próxima edição. Investir nas micro e pequenas empresas é a saída para os pequenos municípios, sobretudo porque são os pequenos negócios os responsáveis por dar a dinâmica econômica e social que as grandes empresas dão para os grandes municípios. A pequena empresa é a grande empresa dos pequenos municípios”, assinalou Serrato.


Além de Munhoz de Melo, venceram o Prêmio Prefeito Empreendedor: Homero Barbosa Neto, de Londrina, como destaque temático “Desburocratização”; Silvio Barros, de Maringá, “Implantação da Lei Geral”; Beto Richa, de Curitiba, “Médios e Grandes Municípios”; José Carlos Becker de Oliveira e Silva, de Cruzeiro do Oeste, “Formalização de Empreendimentos”; Claudiomiro Quadri, de Capitão Leônidas Marques, “Educação Empreendedora e Inovação”; e Eliezer José Fontana, de Corbélia, “Compras Governamentais”.


Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do  País. No  Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.  O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck
(41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541

Assessoria de Imprensa Regional Noroeste:
Octávio Rossi
(44) 9132 1978  jornalismomaringa@savannah.com.br

Leandro Donatti
Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754