Astorga recebe ministro em reunião da Amusep

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes participou de encontro que reuniu 15 prefeitos da região, deputados e outras lideranças

O presidente da Amusep, Gilmar Silva, falou do trabalho e das conquistas da Associação

Astorga recebeu diversas autoridades no último dia 10 em reunião geral da Associação dos Municípios do Setentrião (Amusep). Na abertura do evento, realizado no Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss estiveram presentes o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes, os secretários de Estado do Planejamento, deputado Enio Verri e de saúde, Gilberto Martin, os deputados estaduais, dr. Batista, Waldir Pugliesi e Cida Borguetti e os federais Odílio Balbinotti, Ricardo Barros e Osmar Serraglio. A prefeita de Nova Esperança, Maria Benatti representante o vice-governador Orlando Pessuti que enviou uma correspondência desejando sucesso à reunião.
Também compuseram a mesa principal, o presidente da Amusep, Gilmar Silva, o prefeito de Mandaguari e vice-presidente da Amusep, Cyllênio Pereira Jr., o prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, o tenente coronel Adilson Castilho Casitas, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá e o presidente da Câmara de vereadores de Astorga, Célio de Carlis.

Em seu pronunciamento, o prefeito Arquimedes Ziroldo (Bega) saudou o ministro dizendo que Astorga sente-se honrada em recebê-lo e agradeceu pelo trabalho em prol do Hospital Cristo Rei. O prefeito foi aplaudido quando apontou Reinhold Stephanes como o melhor ministro da agricultura que o país já teve. “Sua propostas claras e objetivas são de suma importância para a economia do Paraná e do Brasil”, disse o prefeito.
O ministro iniciou seu pronunciamento ressaltando que a importância da agricultura para o Brasil e afirmou sua auto-suficiente para alimentar 190 milhões de habitantes e ainda exportar produtos agrícolas para 180 países. Segundo o ministro, a sociedade é urbanista e não conhece as dificuldades da agricultura. “Devido ao aumento da população, o mundo tem que aumentar em 50% a produtividade nos próximos 15 anos”, afirmou. O ministro citou alguns itens da agenda básica do governo, em relação à agricultura, entre eles, a necessidade de pesquisa. Falou do endividamento dos agricultores e da dependência do pai na importação de adubos.
Em relação ao meio ambiente, Stephanes disse que a legislação construída nos últimos 40 anos tem visão ambientalista que aplicada exatamente como está, três milhões de agricultores brasileiros estariam irregulares e um milhão de pequenos e médias produtores perderiam a capacidade de produzir. A proposta do ministro é de que áreas com até 70 hectares sejam isentas dos 20% destinados à reserva legal. Segundo ele, para toda produção de grãos do país são utilizados apenas 6% do território nacional. “Não somos responsáveis pelo efeito estufa ou por problemas ambientais”, concluiu.
O secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Enio Verri, falou da crise econômica e que a tendência é a recuperação. “Todos os compromissos assumidos pelo Governo do Estado serão mantidos”, afirmou.
O presidente da Amusep, Gilmar Silva, falou da satisfação em fazer a reunião em Astorga, ressaltado que este era um desejo antigo. Silva falou da nova sede da Amusep e detalhou o trabalho e conquistas da Associação. Dirigindo-se ao prefeito Bega disse “com a sua experiência e sua vontade Astorga vai se desenvolver muito.”
Encerrando o encontro, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Martin, explicou como está sendo feito o lançamento de programas do Governo do Estado. Após a reunião, as autoridades foram recepcionadas na AABB para uma confraternização.


Prefeitos
Dos 30 prefeitos da região da Amusep, 15 compareceram à reunião. Entre eles, Moisés Gomes da Silva (Ângulo), Nilson Martins (Atalaia), Manoel A. Neto (Iguaraçu), Antonio Carlos Zampar (Itambé), Ismael Fouani (Mandaguaçu), Edgar Silvestre (Marialva), Mario Shideo Yamamoto (Paranacity), Valdomiro de Souza (Castelo Branco), Antônio Fuentes Martins (Floresta), João Batista dos Santos (Santo Inácio) e Maria Pirani Leoni (Flórida)

Vereadores
Participaram do encontro os vereadores de Astorga Lindaura Leocádio, David Vinci, Analice Escoque, Armando Tinoco, Osmanir Cestari e Décio Magri.