Mariana Dutra
Comunicação Social - Procempa
(51) 3289.6004 - (51) 9116.2035
Uma delegação do Paraná, reunindo prefeitos e dirigentes de instituições, esteve em Porto Alegre hoje, 25, para conhecer iniciativas de tecnologia implantadas no município pela Procempa. Formada pelos prefeitos de Maringá, Silvio Barros, e de Munhoz de Mello, Gilmar Silva, a comitiva reuniu-se esta tarde, no Paço Municipal, com o prefeito José Fogaça e o diretor-presidente da companhia, André Imar Kulczynski.
Na Capital, os visitantes conheceram o funcionamento da Infovia, rede pública de fibras ópticas, e os principais projetos da Procempa, como o da Telemedicina, com ultrassonografias obstétricas no Centro de Saúde Navegantes e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, a Central de Videomonitoramento da EPTC e as zonas de Internet Wireless gratuita, no Mercado Público e no Parque Moinhos de Vento (Parcão). “Está sendo uma experiência muito interessante que pode servir de referência para os municípios paranaenses”, avaliou o prefeito de Munhoz de Mello, cidade com cerca de 3,5 mil habitantes.
Fogaça explicou aos prefeitos que, desde 2005, incentivar a Tecnologia da Informação no município e o seu uso como instrumento de gestão pública tem sido prioridade da prefeitura. “Foi uma decisão política investir em tecnologia da informação para dar suporte a várias ações do governo”, disse o prefeito, destacando a implementação da banda larga em todas as escolas da rede municipal.
Conforme o presidente da Procempa, um convênio poderá ser firmado junto à associação paranaense para promover a troca de experiências e difundir soluções já adotadas na Capital. “É importante que outros prefeitos utilizem a infraestrutura desenvolvida por Porto Alegre para aprender como a tecnologia pode ser utilizada para entregar ao cidadão melhores e mais eficientes serviços públicos”, destacou.
De acordo com o prefeito de Munhoz de Mello e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Gilmar Silva, um dos objetivos da visita à Capital gaúcha é agregar os conhecimentos adquiridos na Procempa para repassar aos 30 municípios associados. “É a primeira vez que venho a Porto Alegre e estou achando sensacional o trabalho da Procempa. É medicina de primeiro mundo e é essa tecnologia que queremos levar para a região noroeste do Paraná”, afirmou Silva.
O prefeito de Maringá, município de aproximadamente 330 mil habitantes, ressaltou o uso da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento econômico das cidades paranaenses. “Estamos trabalhando em um projeto desse tipo para tornar os serviços mais eficientes, como o ensino à distância. Por isso estamos conhecendo o que existe de melhor no país. A experiência de Porto Alegre é compatível com o que queremos aplicar nos nossos municípios, tanto no perímetro urbano quanto no rural”, completou.
Veja mais sobre a visita no site da Prefeitura de Porto Alegre: (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=108014&p_secao=3&di=2009-05-25.
Mais fotos no http://bancodeimagens.procempa.com.br/