A memória arqueológica e histórica de ocupação humana do território onde encontra se localizado o Município de Santo Inácio, Estado do Paraná, é datada de mais de 6000 anos antes do presente. Os registros arqueológicos apresentam primeiramente uma ocupação de populações caçadoras e coletoras (6165 AP), seguida de populações Guarani (3000 AP). E, um pouco mais tarde, a Redução Jesuítica de Santo Inácio, que segundo a documentação histórica foi instalada em novembro de 1610 no topo de suaves colinas no vale do rio Paranapanema, por padres da Companhia de Jesus que respeitaram a topografia escolhida pelos índios Guarani.
A Redução Jesuítica de Santo Inácio foi atacada e destruída por bandeirantes paulista por volta de 1629 e os vestígios arqueológicos encontrados nas Ruínas durante as escavações realizadas na área, ajudaram os historiadores a escrever uma das mais importantes paginas da história do Paraná.
E visando atender o disposto na Lei 11.465 que entrou em vigor no dia 10/03/2008, nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino médio, públicos e privados, tornando obrigatório o estudo da história das populações indígenas, o Museu Histórico de Santo Inácio a partir de projetos desenvolvidos com a Universidade Estadual de Maringá, no período de 2005 a 2010, organizou e sistematizou um importante acervo arqueológico e histórico de forma didática e pedagógica para atender a comunidade escolar local e regional.
Em 2010, conheça e valorize a história do Paraná, visite Santo Inácio e participe da programação de comemoração dos 400 anos da Redução Jesuítica de Santo Inácio. Agende uma visita com seus alunos ao Museu Histórico de Santo Inácio e ao Sítio Arqueológico da Redução Jesuítica de Santo Inácio guiada por arqueólogos e historiadores.
Museu Histórico de Santo Inácio
Rua Marcelino Alves de Alcântara 132
Cep- 86.650-000 – Santo Inácio – Paraná
E-mail culturismo@sinet.com.br
Telefone 44 – 3352-1222