MUNICÍPIOS DA AMUSEP SEGUEM MARINGÁ E FAZEM PACTO PELA EDUCAÇÃO

MUNICÍPIOS DA AMUSEP SEGUEM MARINGÁ
E FAZEM PACTO PELA EDUCAÇÃO

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Adelaide Colombari, fala ao lados prefeitos de Lobato, Fábio Chicarolli; de Paranacity, Mario Yamamoto; do prefeito de Ivatuba, Vanderlei Santini, secretários e secretárias de Educação, no momento da aprovação da 'Carta de Ivatuba' e da criação do Fórum Regional Permanente Todos pela Educação.

Participando do I Encontro Regional de Educação, organizado pela Amusep e pelo Núcleo Regional de Educação, prefeitos e secretários de Educação firmaram um pacto pela educação. Compromissos e metas foram firmados na 'Carta de Ivatuba', documento que teve como base o termo de compromisso firmado por Maringá com o movimento 'Todos pela Educação', no último dia 15 de maio. O objetivo é melhorar a qualidade da educação, garantir as crianças e jovens na escola, com a conclusão do ensino fundamental e médio.
Para acompanhar passo a passo as ações na área da educação, nos 30 municípios da Amusep, foi criado o Fórum Permanente Todos pela Educação, formado pelos prefeitos, secretários, profissionais da Educação e Núcleo Regional de Educação de Maringá, que realizará reuniões bimestrais.

Metas
A 'Carta de Ivatuba' estabelece que serão metas a atingir: 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola. 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade. 3. Todo o aluno com aprendizado adequado à sua série. 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos. 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Para alcançar estas metas, são compromissos dos municípios a 'Valorização da Educação, da escola e do professor'; 'a colaboração para integrar a escola, famílias e comunidade'; 'o acompanhamento e divulgação dos resultados da educação do município e da escola'; 'a organização de programas voltados para o cumprimento destas metas, visando a melhoria da qualidade de ensino'; 'o incentivo ao aumento da escolaridade e do desempenho escolar'; 'a mobilização pela permanência do aluno na escola, com a consequente terminalidade'; 'o investimento na gestão e melhoria da infra-estrutura escolar' e a 'identificação e incentivo a pessoas não alfabetizadas para se inscreverem no Programa Paraná Alfabetizado'.

Histórico
O presidente da Amusep, prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar Silva, classificou o encontro em Ivatuba de histórico. O desafio da educação para os municípios está claro e o tema está na pauta. A Amusep acompanhou, em 15 de maio, a adesão de Maringá ao projeto 'Todos pela Educação', uma iniciativa nacional coordenada pelo professor Mozart Ramos Neves. Agora, em Ivatuba, no dia 29 de maio, os 30 municípios reafirmaram o seu propósito de atuarem unidos, para alcançarem mais qualidade e melhores resultados na educação, ano após ano, até 2022.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Adelaide Colombari, também não escondeu a sua alegria de ver prefeitos e educadores reunidos, definindo compromissos e ações para a educação, em toda a região.

Ivatuba
O Encontro foi realizado em Ivatuba porque o município da região com maior média do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Paraná e a 5ª maior média de todo o Brasil.
No encontro, crianças do Centro de Educação Infantil e da Escola Municipal participaram com apresentações e hasteamento das bandeiras.
Secretárias municipais fizeram relatos das experiências e políticas públicas da educação nos seus municípios.
Ivatuba apresentou dois vídeos, mostrando o trabalho realizado nas escolas e contando como o município conquistou, em dois exames seguidos, as melhores médias do IDEB no Paraná.
O presidente da Câmara de Ivatuba, Renato Gimenez Franco, acompanhou a reunião, juntamente com os vereadores . A secretária de Educação de Mandaguari, Vilma Pavani, representou a Undime. A secretária de Educação de Maringá, Marcia Socreppa, representou o prefeito Silvio Barros no encontro.

A 'Carta de Ivatuba' une os municípios                           
nos compromissos e ações para melhorar a
qualidade da Educação na região; meta é
alcançar as metas até 2022

O prefeito de Ivatuba, Vanderlei Santini, assina a 'Carta de Ivatuba', ao lado dos prefeitos de Lobato e Paranacity e da chefe do Núcleo Regional de Educação, Adelaide Colombari