A Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) realizou em novembro uma reunião com os prefeitos sobre a implantação de internet livre nos municípios que fazem parte da associação, entre eles, Maringá, Ângulo, Flórida, Ivatuba, Ourizona, Sarandi e Santa Fé.
De acordo com o presidente da Amusep e prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar Silva, todos os 25 prefeitos presentes na reunião aprovaram a iniciativa e os outros cinco que não compareceram apóiam o benefício. “A internet livre não será somente para a comunidade, mas servirá para conectar, ou seja, integrar as cidades e contribuirá para o crescimento dos municípios e do comércio dessas cidades.”
Área rural
Além da participação dos 30 municípios, a internet livre será estendida para a área rural. “O produtor rural e os seus filhos não precisarão mais sair do campo para estudar, poderão fazer isso em casa mesmo. A finalidade é de manter o filho do produtor rural no campo”, explica Silva.
O presidente ressalta que os prefeitos já assumiram o compromisso de apoiar a iniciativa. A Amusep já firmou uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) que já tem instalada uma grande rede de fibra ótica nas cidades que compõem a associação. Outro parceiro do projeto é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que entrará com cursos de capacitação.
Silva comenta ainda que o projeto está sendo finalizado. “Temos uma equipe de engenharia e de assessoria para terminar o projeto para depois conseguir recursos para a viabilização.”
O presidente da Amusep já teve audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em que tratou do apoio do governo federal ao projeto da internet livre. “A iniciativa beneficiará cerca de 700 mil habitantes. Não queremos somente disponibilizar o acesso à internet mas também baratear o custo dos computadores e oferecer cursos à população”
Cisamusep
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amusep (Cisamusep) e prefeito de Maringá, Silvio Barros, anunciou investimento de R$ 312 mil em equipamentos de saúde, informática e escritório para melhorar o atendimento aos pacientes do setentrião paranaense. A renovação do espaço físico foi possível com o repasse de recursos federais garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros.
Foram adquiridos equipamentos de saúde para atender as salas de cirurgia, raio-X, cardiologia e oftalmologia, além de geladeiras para o laboratório, balanças, seladoras, cadeiras de rodas, equipamentos de informática, aparelhos de ar condicionado, mesas, cadeiras e bebedouros.
“O Cisamusep é reconhecido como um dos melhores consórcios de saúde do Brasil e por isso temos ainda mais responsabilidade na prestação de serviço. Com essas ações de melhoria conseguiremos manter o consórcio na liderança de atendimento”, destacou.
Parceria
Ricardo Barros, vice-lider do governo Lula, agradeceu a parceria e se colocou à disposição para ajudar. “Espero que possamos viabilizar ainda mais recursos para atender Maringá e região. Estamos à disposição para atender aos pedidos dos municípios da Amusep”, disse.
Cida Borghetti ressaltou a importância da parceria com as lideranças do Paraná. “O Governo Estadual tem sido parceiro nas nossas solicitações, o que é importante para garantir recursos na velocidade em precisamos. Recebemos dois microonibus da Linha Saúde para o Cisamusep”, disse Cida.
“O trabalho do consórcio é sério e as pessoas vêm aqui em busca de solução. Esses novos equipamentos vão garantir o melhor atendimento que a população tanto procura”, completou.
Texto: Revista AMP