A prioridade do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) é elaborar os projetos, que tenham os recursos garantidos para executar a obra. Este foi o ponto de partida da reunião técnica realizada na manhã desta quinta-feira (20), na sede da entidade, em Maringá.
Prefeitos e vices
O encontro contou com a presença da prefeita de Santo Inácio, Geny Violatto, a Doutora Geny; dos prefeitos de Iguaraçu, Cláudio Aparecido Bernin; de Mandaguari, em exercício, Valdoney Rodolpho Hising, o Ney da Retivale; e dos vices Elias Antônio Parladore dos Santos, de Iguaraçu; Wanderley Alves Moraes, o Subtenente Wanderley, de Marialva; e Valdecir Magalhães da Silveira, o Val, de Paiçandu.
Monitoramento
Durante a reunião o secretário executivo da Amusep, Willian Caetano, apresentou os integrantes da equipe técnica da Associação, formada por dois arquitetos - Edson Barbieri e Márcio Edson Custódio; dois engenheiros - Anicéia Savi e Marcelo Sacioto; e um desenhista - Celso Cruz Júnior. Também adiantou que, em breve, a entidade vai adotar um sistema digital para administrar os processos de protocolo e elaboração dos projetos solicitados.
Procedimentos
Em seguida, passou a palavra para os profissionais do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Amusep para que eles falassem sobre os procedimentos que os servidores das secretarias de obras das prefeituras devem adotar antes de encaminhar os projetos para serem protocolados. Também mostraram documentos necessários para iniciar e dar sequência na execução da solicitação.
Produtiva
A prefeita reeleita de Santo Inácio, Doutora Geny, considerou a reunião muito produtiva. O prefeito em exercício de Mandaguari, Ney da Retivale, elogiou a iniciativa da Amusep de aproximar os profissionais da entidade com os servidores das prefeituras. O prefeito de Iguaraçu, Cláudio Bernin, ressaltou o importante papel desempenhado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia da Associação para que os municípios conquistem obras e promovam mais benefícios para a população.
Recursos
Val Magalhães, vice-prefeito de Paiçandu, recordou que o Governo do Estado garante ter recursos para as obras, mas é necessário apresentar projetos bem elaborados para conquistar os investimentos. O vice de Iguaraçu, Elias dos Santos, acrescentou que a maioria das prefeituras tem equipe reduzida e necessitam do auxílio da Amusep. Para o Subtenente Wanderley, vice de Marialva, as orientações repassadas na reunião vão agilizar a execução das solicitações dos municípios.
Coração
Todos concordaram, também, que o setor de obras é o coração das prefeituras. “É o fruto do trabalho dos engenheiros e arquitetos que são transformados em melhorias para a população”, frisaram.