Em ano eleitoral, há uma série de detalhes a ser considerada na aplicação dos recursos e na prestação de contas dos investimentos feitos pelas prefeituras. Para antecipar o debate e esclarecer dúvidas, o tema foi um dos itens da pauta da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (13), na sede da entidade, em Maringá.
Licitação
A exposição das exigências legais foi feita pela secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Gestão de Mandaguari, Maria Aparecida Job de Souza Couto. Ela que acumula a Pasta de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo alertou os colegas da Educação a estarem atentos aos prazos de contratação de prestadores de serviços para a compra de bens e produtos. Principalmente, porque houve uma transição da Lei 8.666 para a 14.133.
De acordo com a coordenadora do Colegiado, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Selma de Fátima Ferreira Batista Bertolini, a gestão financeira em ano eleitoral precisa ser administrada com mais atenção ainda, por causa das implicações legais. “Promover a discussão, neste momento, evita problemas futuros”, destaca.
Seminário Regional
Outro item da pauta foi a apresentação da programação do IX Seminário Regional da Educação da Amusep. O encontro ocorrerá no dia cinco de outubro, em Atalaia, e terá como convidados especiais a advogada e neurocientista, Jeanine Cristiane Benkenstein, que vai falar sobre a neurociência como ferramenta de liderança; o diretor Municipal de Educação de Carandaí, no Estado de Minas Gerais, Marcelo Wagner de Oliveira; e a fundadora e coordenadora do Instituto Maringaense de Autismo, Michele Margarida Capdeboscq Palma, que vão abordar a educação especial e o autismo.