Projetos de robótica e nova Lei de Licitações são tema de reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Amusep

Usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para desenvolver mais habilidades nos alunos e conhecer detalhes “vitais” da nova Lei de Licitações. Foram os temas da pauta da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, na tarde desta quarta-feira (12), foi realizado na sede da entidade, em Maringá.

 

 

Tecnologia

 

Na abertura da reunião, os secretários municipais conheceram dois projetos de tecnologia educacional. O primeiro, denominado Maluquinho por Robótica, foi apresentado pela coordenadora pedagógica do Grupo Vou Ler, Doriane Ferreira. Inspirado no Menino Maluquinho, personagem criado por Ziraldo, o projeto tem a missão de fazer com que as crianças comecem, desde cedo, a ter contato com conceitos de mecânica, elétrica, eletrônica e programação, de forma divertida e didática.

 

Em seguida, Vítor Boss, executivo de contas da Tecmakers, apresentou as soluções da empresa para o sistema educacional. Com a ajuda de uma tela interativa, falou sobre as funcionalidades do equipamento e mostrou o portfólio da empresa que vai desde impressoras 3D, passa pela robótica, e chega, até, na construção de escolas modulares, em um prazo de 90 dias.

 

 

Alertas

 

Na sequência, a procuradora Jurídica da Prefeitura de Mandaguari, Eliete Ferreira, falou sobre os cuidados que os gestores precisam adotar no cumprimento da nova Lei de Licitações. Comentou que entre as obrigações, estão o planejamento das compras; o monitoramento da execução dos contratos; e a indicação de pessoas aptas para exercer as funções.

 

Os assuntos que mais provocaram manifestações dos secretários foram a exigência do termo de referência e do estudo técnico preliminar. A principal observação é que a maioria dos municípios carece de um corpo técnico para cumprir as exigências legais. Eliete ressaltou, no entanto, que as prefeituras vão ter que se adaptar e capacitar os servidores para evitar problemas futuros com os órgãos de controle, principalmente os tribunais de contas do Estado (TCE) e da União (TCU).

 

 

Seminário Regional

 

Ao encerrar o encontro, a coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Selma de Fátima Ferreira Batista Bertolini, lembrou os colegas que o próximo encontro do colegiado ocorrerá durante o VIII Seminário Regional, a ser realizado no dia 19 de maio, em Mandaguari. Ela adiantou que cada município poderá inscrever até cinco servidores. “Em breve, vamos divulgar a programação”, frisou.