Alberto Silva, de Paranacity, é o novo coordenador da Câmara Técnica do Turismo da Amusep

O diretor da Divisão de Promoção Cultural e Apoio às Atividades Turísticas da Prefeitura de Paranacity, Alberto Souza Silva, é o novo coordenador da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A escolha ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), durante reunião itinerante do Colegiado, realizada no Parque da Pedreira, localizado na cidade de Mandaguari.

 

A eleição foi por consenso. Alberto demonstrou interesse em atuar como coordenador e os gestores do Turismo presentes ao encontro o aclamaram para a função. Professor da Rede Municipal de Ensino, desde a criação da Câmara Técnica, em 2021, o servidor se destaca por apresentar sugestões e propostas de trabalho. Também, teve participação ativa na constituição da nova região turística, que resultou na criação da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense, a Adetur “Encantos dos Ipês”.

 

De acordo com ele, o Colegiado desempenha papel fundamental para impulsionar a atividade turística nos municípios da região, a partir da formulação de políticas públicas voltadas para o setor. Também é essencial para o ingresso dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. “Espero contribuir para que nossa Câmara Técnica continue a crescer em importância para que possamos exercer com mais eficiência e assertividade os cargos de gestores municipais”, afirma.

 

 

Caminhos

 

A reunião foi itinerante para celebrar a Semana Municipal do Turismo, instituída pela Lei número 3.767/2022. A Prefeitura aproveitou o evento para promover o lançamento do Programa “Conheça os Caminhos de Mandaguari”. Além de destacar os principais atrativos turísticos do município, a iniciativa vai envolver a Rede Pública Municipal de Ensino, com visitas monitoradas dos alunos, atividades em sala de aula e concursos culturais.

 

Para a prefeita de Mandaguari, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, a Enfermeira Ivonéia, é preciso estimular a cultura do Turismo desde cedo. “Na escola, temos o ambiente ideal para valorizar e divulgar os atrativos turísticos”, ressalta. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Eduardo Abílio Elias Rifan Nunes, acrescenta que a população precisa reconhecer que a cidade tem potencial turístico, com características locais.

 

Idealizador do programa, ao lado de Nunes, o diretor de Turismo da Prefeitura, Rick Benedetti, reforça que apostar no despertar da consciência sobre o importante papel social e econômico desempenhado pelo segmento é o caminho recomendado para o avanço e a sustentabilidade das empresas turísticas. “O Turismo é movido pelas pessoas. O setor gera emprego e riqueza. Fixa as famílias nas cidades de origem. Além de ser fonte para ampliar a arrecadação própria das prefeituras”, frisa.

 

 

Café especial

 

Um dos potenciais de Mandaguari é a produção de cafés especiais. Tanto que o Município, em parceria com os agricultores, o Sebrae e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), trabalha para conquistar o Selo de Indicação Geográfica (IG). No Sítio Eliza, da Família Rosseto, são desenvolvidas várias ações para receber turistas; alunos, do ensino fundamental ao superior; pesquisadores e interessados em conhecer os detalhes do manejo e cultuvo do grão, que já foi considerado o melhor do Brasil. Fernando Rosseto, participou do encontro da Câmara Técnica e contou um trecho da história. 'Quando vencemos o concurso, foi uma surpresa. Nem de longe, imaginávamos ganhar. Mas, a partir daí, despertamos para as oportunidades que tinhamos em nossas terras', comenta.

 

 

Retomada

 

A reunião itinerante marcou a retomada dos trabalhos da Câmara Técnica. Foi a primeira do ano. Durante o encontro, houve a definição do calendário para 2023. Ficou decidido que a agenda de reuniões mensais será mantida. Os encontros ocorrerão às segundas quintas-feiras do mês, com início às 14 horas. A próxima está marcada para o dia nove de fevereiro, na sede da Amusep, em Maringá.