O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério deve seguir os princípios da gestão democrática e participativa e os aspectos legais previstos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e no Plano Nacional de Educação. Foi a conclusão dos secretários municipais, que participaram da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, que marcou o encerramento das atividades do ano, ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na sede da entidade, em Maringá.
Tema central da pauta da reunião, a análise sobre as bases para a elaboração do Plano de Cargos e Salários foi apresentada pela professora, Dalva Linda Vicentini, de Marialva. De acordo com ela, o projeto deve contemplar os aspectos técnicos, salariais, a descrição das funções, a avaliação de desempenho, formação continuada, entre outros. Professora da Rede Municipal de Ensino, há mais de trinta anos, pedagoga, com mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá, Dalva destaca que o primeiro contato dela com o Plano ocorreu em 1994. “O debate para a construção deve ser realizado em um ambiente enriquecedor que estimule o pensar e o organizar da estrutura funcional do Magistério”, ressalta.
Para a secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Selma de Fátima Ferreira Batista Bertolini, coordenadora da Câmara Técnica, o assunto é amplo, complexo e merece ser debatido em todos os detalhes. Principalmente para casos de atualização dos planos existentes. “O papel do Colegiado é estimular a discussão de temas do gênero e proporcionar mecanismos para auxiliar os gestores na condução das secretarias”, comenta.
Dia a Dia
No início da reunião, os secretários municipais conheceram o Projeto Dia a Dia na Escola. Desenvolvida pelo site de notícias omaringa.com.br, a iniciativa segue os moldes do Programa O Diário na Escola, idealizado pelo extinto jornal maringaense. O objetivo é estimular a leitura e colocar os alunos em contato com o estilo de texto jornalístico e ampliar o vocabulário deles. Há, ainda, oficinas e cursos de formação para os professores conduzirem as atividades em sala de aula. “Nossa proposta, é que o Dia a Dia esteja presente nos 30 municípios da Amusep”, resume Ângela Maria Nakano, diretora executiva do O Maringá.
Calendário
No encerramento da reunião, ficou decidido que a retomada das atividades da Câmara Técnica ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2023, às 14 horas, na sede da Amusep, em Maringá.