Presidentes eleitos da Amusep e dos consórcios Pró-Amusep e Cisamusep destacam união e garantem trabalho conjunto

Os presidentes eleitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo; e dos consórcios públicos intermunicipais de Gestão (Pró-Amusep), Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes, de Munhoz de Mello; e de Saúde (Cisamusep), Ademir Luiz Maciel, o Dê, de Floresta; destacaram que a união dos gestores municipais da área de abrangência das três instituições garantiu um processo eleitoral, com chapas únicas, formadas à base do consenso e do interesse maior que é manter a região como referência dentro do cenário nacional do Movimento Municipalista.

 

A definição das novas diretorias ocorreu durante assembleia conjunta realizada na tarde desta quarta-feira (7), no salão de eventos do Hotel Fazenda e Estação de Lazer Salto Bandeirantes, localizado em Santa Fé. Após a escolha, houve a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Amusep e o Sebrae, em comemoração aos 50 anos de fundação das duas instituições.

 

 

Gratidão

 

Ao fazer um balanço da Gestão 2022, o atual presidente da Associação, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, agradeceu a oportunidade de voltar a conduzir a entidade, onze anos depois da primeira experiência. Ele já havia ocupado a Presidência, na Gestão 2011. “Meu sentimento é de gratidão. Passamos por momentos difíceis, mas conseguimos vencer os desafios e aproveitar o aprendizado para ampliar nosso conhecimento”, afirmou.

 

Emoção semelhante sentiu o próximo presidente Rogério Bernardo. Ele, também, vai presidir a entidade pela segunda vez. A anterior foi na Gestão 2021. “Quero agradecer aos prefeitos por me reconduzirem ao cargo. Em 2021, enfrentamos momentos críticos da pandemia, com restrições, isolamentos e reuniões online. Para o próximo ano, vamos trabalhar com bastante energia e em conjunto com os consórcios, para manter nossas entidades como referências no Estado e no País”, comentou. Entre as propostas dele, a primeira é criar uma Câmara Técnica formada pelas primeiras-damas e prefeitas.

 

 

Missão

 

O presidente da Gestão 2021-2022 do Pró-Amusep, prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, ressaltou que a principal missão do consórcio é administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Norte Novo. Em breve, no entanto, vai ampliar a área de atuação para o processo de licenciamento ambiental. “No início do mandato enfrentamos os tempos mais críticos da pandemia da Covid-19. E o Samu foi a base para transportar os pacientes que necessitaram de internamento hospitalar. Foi um caminho árduo, mas, graças a competência e preparo do corpo técnico, ultrapassamos este obstáculo”, disse.

 

Para a Gestão 2023-2024, o prefeito de Munhoz de Mello, Doutor Marcondes, disse que vai trabalhar próximo e em sintonia com a equipe do Samu. Que vai usar o conhecimento acumulado na carreira de médico para poder projetar, ainda mais, a imagem do Serviço. Também, vai manter um canal de comunicação permanente com os prefeitos, para adotar melhorias e implantar o licenciamento ambiental nos padrões de qualidade superior do consórcio.

 

 

Reflexos

 

Os reflexos da pandemia também foram citados pelo presidente da Gestão 2021-2022, do Cisamusep, prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado. Na opinião dele, as dificuldades enfrentadas, as decisões difíceis, e a necessidade de um aprendizado rápido para salvar vidas, foram marcantes. “O Cisa é referência, porque reúne uma equipe técnica de alto padrão. Todos comprometidos em proporcionar o melhor atendimento possível à população”, declarou.

 

Com a experiência de estar no segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Floresta, o presidente da Gestão 2023-2024 do consórcio, prefeito Dê, recordou que já ocupou a função de secretário Municipal de Saúde e que espera contribuir para manter os avanços necessários na gestão e na prestação de serviços do Cisa. “Administrar os serviços da Saúde Pública é um desafio gigantesco. A partir da união, da convergência de opiniões e do diálogo vamos conseguir trabalhar e dar as respostas que a população espera e necessita”, frisou.

 

 

Aclamação

 

A Amusep, o Pró e o Cisa reúnem uma base territorial única. São trinta municípios, com Maringá, sendo a cidade-polo. Nas eleições mais recentes, é comum o pleito ser por chapa única. Neste ano, a tradição se manteve. Houve consenso entre os interessados em se candidatarem à Presidência das três instituições. “O bem comum voltou a falar mais alto. Está claro que o futuro está na integração das cidades e, nós gestores, temos que conduzir o processo da busca constante por soluções conjuntas, pois enfrentamos problemas comuns, com as respectivas dimensões, de acordo com a realidade de cada município”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

 

 

50 Anos

 

Após a eleição, prefeitos e convidados participaram de uma solenidade para comemorar os aniversários de cinquenta anos da Amusep e do Sebrae. As duas instituições fundadas no ano de 1972, firmaram um termo de compromisso para fortalecer, ainda mais, a parceria existente. Direcionadas para os próximos anos, a cooperação técnica vai focar nas frentes de Simplificação e Desburocratização; Inovação; Educação Empreendedora; Compras Públicas; e Turismo.

 

O gerente da Regional Noroeste do Sebrae, com sede em Maringá, Wendell Myler da Silva Gussoni, destacou ser necessário um ambiente favorável para as empresas venderem mais e crescerem. Que este é uma das missões do Sebrae e que para ela se concretizar é preciso trabalhar lado a lado com as prefeituras. “Há ferramentas e estratégias. Elas alcançam melhores resultados quando amparadas por uma legislação e por políticas públicas que promovam o desenvolvimento e uma rede de parceria sólida e permanente”, disse.