A presidente da Sociedade Rural e do Maringá e Região Convention and Visitors Bureau, Maria Iraclézia de Araújo, foi eleita a primeira presidente da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense, a Adetur “Encantos dos Ipês”. A escolha do nome dela ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária convocada para deliberar sobre a fundação da entidade. O encontro, realizado na Casa do Criador Joaquim Romero Fontes, localizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, ocorreu na manhã desta quinta-feira (24).
De acordo com Iraclézia, na primeira sondagem para ela ocupar o cargo, a resposta foi “não”. Depois, afirmou ter sido convencida de que, pela experiência acumulada na Presidência da Rural e de outras instituições e pela rede de contatos construída ao longo da trajetória dela, ela poderia contribuir para consolidar a Adetur na fase de estruturação da composição da primeira Diretoria, de definição da equipe funcional, da elaboração do planejamento estratégico, da busca pelos associados e da sustentabilidade financeira.
Amusep
O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, destacou que a Encantos dos Ipês nasce com o apoio dos prefeitos da área de abrangência da entidade. Recordou que na etapa de “gestação” da Adetur, ele procurou a presidente da Rural e do Convention com a proposta de parceria para a fundação da Agência. “Naquele momento, a Maria Iraclézia abraçou a ideia e colocou a estrutura das instituições comandadas por ela à disposição; o que foi determinante para acelerar e fortalecer o processo”, ressaltou.
Histórico
Com o desmembramento da Região Turística “Corredores das Águas’, que reunia 83 municípios, o Mapa do Turismo do Paraná ganhou um novo contorno. Surgiram cinco novos territórios. O Encantos dos Ipês é um deles e compreende as 30 cidades da área de abrangência da Amusep, mais Jardim Olinda. “Para fazer a articulação entre as prefeituras, as empresas do trade turístico e o terceiro setor, é necessário a constituição de uma Instância de Governança Regional e a Adetur vai cumprir este e outros papéis para impulsionar a atividade, como fonte de geração de renda, abertura e manutenção de postos de trabalho e de melhoria na arrecadação própria das prefeituras”, explicou o empresário e jornalista, Cláudio Moreda Galleti, presidente do Comitê Gestor Provisório, que coordenou o trabalho de fundação da Agência.
Oficinas
Da informação do desmembramento da “Corredores das Águas” até a criação da Encantos dos Ipês, houve um trabalho de sensibilização e mobilização dos gestores públicos e integrantes de conselhos municipais de Turismo. O processo foi desencadeado pela Paraná Turismo, que organizou três oficinas. Desde o início, a Amusep entendeu a importância do significado do novo contorno do Mapa Estadual do Turismo e investiu na proposta. “Temos muito potencial na região para ser explorado. É preciso entender o Turismo como atividade econômica, rentável e grande geradora de empregos”, frisa Brambilla.