O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Jesuítas, José Aparecido Weiller Júnior, o Júnior Weiller, participou da reunião mensal dos mandatários da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, na sede da entidade, em Maringá, ocorreu na sexta-feira, dia cinco.
Durante a reunião, Júnior Weiller falou das ações mais recentes desenvolvidas pela AMP. Comentou sobre as preocupações do movimento municipalista, capitaneado pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Principalmente, às relacionadas ao E-Social e às novas regras para a Prestação de Contas Anual (PCA) das prefeituras, adotadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE).
E-social
Sobre o E-social, os municípios têm até o dia 21 de agosto para garantir a implantação da terceira fase, pois a emissão da folha do mês de setembro deverá estar adequada às novas normas. A iniciativa do governo federal tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um ambiente nacional virtual. A CNM e a AMP, no entanto, reivindicam que o prazo seja prorrogado por mais seis meses, para que as prefeituras tenham tempo para alimentar os dados de pessoal e ajustar os softwares, para atender aos critérios do Ministério do Trabalho.
PCA
Em relação à PCA, Júnior Weiller afirmou que a AMP tem trabalhado em conjunto com o TCE para proporcionar as informações necessárias para que a entrega das informações ocorra dentro das novas normas. Entre as novidades adotadas pelo Tribunal de Contas, está a ampliação no número dos atores públicos que vai responder pelos resultados das políticas implementadas nos municípios.
Mulheres
A presença do presidente da AMP na reunião da Amusep teve, ainda, o objetivo de reforçar o convite para a participação no Primeiro Encontro de Mulheres Políticas do Paraná. O evento, neste domingo, dia sete, será realizado no Clube Olímpico de Maringá, a partir das 19 horas. Com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; e da ex-governadora Cida Borghetti, a iniciativa vai homenagear as mulheres e celebrar a promulgação da Lei Maria da Penha.
Representatividade
Para o presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, a presença de Júnior Weiller, na reunião da entidade, demonstra a representatividade da Associação no cenário do movimento municipalista. Também reforça a força política regional, com a organização do Encontro de Mulheres.
De acordo com a presidente do Movimento das Mulheres Municipalista do Paraná, prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, o evento deste domingo ressalta o sete de agosto, data da promulgação da Lei Maria da Penha, e enaltece o papel das mulheres no universo político. “A presença das mulheres no legislativo e no executivo já avançou, mas há um longo caminho a ser percorrido”, frisa.