Câmara Técnica da Amusep discute empreendedorismo e educação financeira

O importante papel de estimular a cultura empreendedora e incentivar a adoção da educação financeira nas escolas. Os dois assuntos foram tema da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (6), na sede da entidade, em Maringá.

 

Consultor do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, apresentou os detalhes do Programa Educação Empreendedora desenvolvido pela instituição. Focou na metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), voltada para os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Ele destacou que, na Rede Municipal de Ensino, que compreende turmas do primeiro ao quinto ano, a iniciativa está presente em 16 dos 30 municípios da região da Amusep e a meta é expandir para, ao menos, 22 até o fim do ano.

 

Silva ressaltou que o empreendedorismo é uma questão de comportamento e se manifesta em todos os ambientes que a pessoa frequenta. “Está presente na família, na escola, no trabalho, na comunidade, na igreja. Todos podem desenvolver. Basta ter conhecimento, aprimorar as habilidades e tomar atitudes”, comentou.

 

 

Finanças

 

O gerente de Projetos do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), John César de Souza, mostrou o funcionamento dos projetos Prosperar e Educação Financeira na Escola. Ambos formam os professores para incluir o tema nas aulas. A capacitação é no sistema a distância, por meio de acesso aos portais das iniciativas.

 

Nos dois casos, também, os programas oferecem, via internet, os materiais didáticos para os alunos. “São metodologias para conscientizar as crianças e adolescentes sobre como lidar com o dinheiro, de forma planejada, e administrar melhor o orçamento familiar”, afirmou.

 

 

Seminário Regional

 

Durante o encontro mensal, os integrantes do Colegiado definiram, ainda, como será a programação do Seminário Regional de Educação, a ser realizado no dia 18 de maio, em Maringá. Serão duas palestras: uma pela manhã e outra, à tarde; e duas mesas redondas, com a apresentação de cinco projetos de sucesso desenvolvidos nos municípios da região, em cada uma delas. Também, uma em cada período. O tema central do evento será “Estratégias de aprendizagem e o uso da inovação e da tecnologia no processo de alfabetização dos alunos”.

 

O local e os nomes dos palestrantes serão definidos posteriormente. “Temos um tema atual e oportuno, principalmente, com a realidade enfrentada pelos profissionais da Educação, com o retorno das aulas presenciais, após a interrupção, por causa da pandemia da COVID-19. A proposta é ampliar o debate e apresentar soluções que possam ser aproveitadas em sala de aula ou nas atividades extracurriculares”, frisou a coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Maringá, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto.