“O evento de hoje leva-nos a pensar no futuro. Temos que ter serviços de qualidade superior, agora, para que possamos, também, ser bem atendidos na nossa velhice.” A afirmação é do presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla.
Nesta quinta-feira (31), pela manhã, ele participou da solenidade de abertura do Primeiro Encontro Regional “Cuidado e Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”. O evento, que reuniu secretários municipais de Saúde e servidores ligados à prestação de serviços para a terceira idade, foi realizado na Casa da Cultura “Monteiro Lobato”, em Munhoz de Mello.
Inteligente
De acordo com Brambilla, os encontros regionais são fundamentais para o intercâmbio de experiências e troca de ideias. “Reunir os profissionais de uma determinada área para conhecer os projetos de sucesso é uma maneira inteligente para que as boas práticas possam servir de modelo e sejam adotadas em outros municípios”, destaca.
O prefeito de Munhoz de Mello, Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes, ressalta ser preciso estimular a formação continuada dos servidores públicos. Principalmente, nas áreas da Saúde e da Educação. “Sendo médico e no papel de gestor municipal, tenho a obrigação de apoiar e promover ações de capacitação e aperfeiçoamento profissional”, acrescenta.
Qualidade de Vida
Para o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, multiplicar as experiências exitosas é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida da população. O ex-prefeito de Munhoz de Mello e assessor parlamentar do deputado estadual, José Tiago Camargo do Amaral, o Tiago Amaral, diz ser necessário ações que promovam a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.
Na opinião do diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Ribeiro Alkamim, Munhoz de Mello é referência em Saúde. Por isso, o evento foi realizado na cidade. O Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon, afirma que a política de aproximação executada pelo prefeito Ulisses Maia, tem, justamente, o objetivo de projetar as experiências de sucesso para serem replicadas na maioria dos municípios da Amusep.
Duas Décadas
O vice-prefeito de Munhoz e secretário Municipal de Saúde, Bruno Deyvison Araújo, lembra que o trabalho foi iniciado cerca de duas décadas atrás, quando o atual apoiador do Conselho das Secretarias Municipais do Paraná (Cosems), Mauro Sérgio de Araújo, passou a conduzir a Pasta no município. O secretário executivo do Cisamusep, Janílson Marcos Donasan elogia o trabalho de Munhoz e o papel dos encontros regionais para levar as informações ao maior número possível de servidores.
Representante da Câmara Municipal de Munhoz de Mello, o vereador Marcelo Henrique de Oliveira Vergani, diz que o evento contribui para ampliar o conhecimento dos servidores e gestores de toda a região. “A Saúde trabalha em rede. Os servidores e gestores, também, precisam criar uma rede de comunicação para promover as boas práticas”, frisa, com a experiência de ser fisioterapeuta da Prefeitura local.
O Primeiro Encontro Regional “Cuidado e Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa” foi realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, em parceria com a Prefeitura de Munhoz de Mello, por meio da Secretaria de Saúde. A Amusep apoiou a iniciativa.