Presidente da Paraná Turismo participa de reunião na Amusep

Nesta quarta-feira (30), pela manhã, o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, participou de uma reunião extraordinária da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, com a presença de diretores e secretários municipais da Pasta, ocorreu na sede da entidade em Maringá.

 

O objetivo da presença de Santos foi para esclarecer dúvidas e orientar sobre os procedimentos a serem adotados para a criação da nova região turística na área de abrangência da Amusep. A medida se faz necessária, porque a configuração atual, denominada “Corredores das Águas”, que compreende 83 municípios, vai ganhar um novo contorno.

 

 

Organização

 

“A Rede de Turismo Regional (Retur) solicitou ao Ministério e à Paraná Turismo para deixar de ser a Instância de Governança Regional (IGR) responsável pelo Corredores das Águas. Agora, precisamos definir o novo cenário para o noroeste do Estado”, explica Irapuan.

 

Na Região da Amusep, a proposta é aproveitar a composição do quadro de associados, composta por 30 municípios. Principalmente, diante da mobilização realizada pela entidade que resultou no salto de sete para 17 cidades inscritas no Mapa Brasileiro. “Em plena pandemia, mostramos nossa força e nosso poder de organização”, destaca o secretário municipal de Inovação, Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli.

 

 

Na Frente

 

Para o presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, o fato de a entidade trabalhar com as câmaras setoriais contribui para a região sair na frente e definir o novo traçado do mapa turístico regional. “Vamos seguir as recomendações para sermos reconhecidos pelo Ministério do Turismo o quanto antes”, ressalta.

 

Na sexta-feira (01º/04), será realizada uma assembleia geral extraordinária da Associação para os prefeitos decidirem pela criação da nova região turística. Em seguida, a Paraná Turismo vai realizar uma série de oficinas para consolidar a decisão e encaminhar o processo de reconhecimento para o Ministério do Turismo.

 

No encontro, Irapuan Santos esteve acompanhado da assessora Técnica, Alessandra de Paula Xavier; da chefe do Escritório Regional, em Maringá, Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro; e da turismóloga, Maria Fernanda Franzói.