Vice-presidente representa a Amusep em encontro regional de procuradores jurídicos

O primeiro vice-presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, representou a entidade no I Encontro Regional de Procuradores Jurídicos. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, com apoio da Amusep, o evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Auditório Hélio Moreira. O tema central foi “A importância da Procuradoria Jurídica na Gestão Municipal”.

 

Advogado, pela quarta vez à frente do Executivo de Santa Fé, e candidato de consenso para a eleição da Amusep, Brambilla destacou que, desde o primeiro mandato como prefeito, aprendeu que três funções públicas são vitais para evitar problemas futuros. “O procurador jurídico, o secretário de Fazenda e o contador desempenham papéis determinantes para o sucesso de uma gestão”, ressaltou.

 

 

Câmara Técnica

 

Ele recordou que, em 2017, a Associação criou a Câmara Técnica da Procuradoria Jurídica para estimular o debate e o intercâmbio de experiências entre os profissionais da área. Brambilla representou a Amusep, porque o presidente, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, teve que cumprir outra agenda no município dele.

 

Para o prefeito em exercício de Maringá, Edson Scabora, os encontros regionais realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assuntos Metropolitano, desde o início do ano, abrem espaço para a troca de ideias, a apresentação das experiências exitosas e para multiplicar as boas práticas. “Os eventos aproximam os profissionais e sinalizam caminhos a serem percorridos para reduzir riscos e tornar as atividades mais produtivas e assertivas”, afirmou.

 

 

Soluções

 

Fausto Eduardo Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos, comentou que os encontros promovem a integração, disseminam conhecimento e divulgam informações importantes para o dia a dia do exercício da função dos gestores e servidores públicos. Douglas Galvão, titular da Procuradoria-Geral do Município de Maringá, disse ser preciso proporcionar ambientes que favoreçam a busca de soluções conjuntas para os problemas comuns.

 

Presente ao evento, o prefeito de Tapejara e presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), Rodrigo de Oliveira Souza Koike, o Rodrigo Pezão, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maringá e o apoio da Amusep. Na opinião dele, encontros do gênero são essenciais para capacitar quem atua na gestão municipal. “No caso dos procuradores jurídicos, são eles que embasam e passam a segurança necessária para as tomadas de decisões”, declarou.